
Com um crescimento constante acima de 20% anualmente, nos últimos 10 anos – com exceção de 2013 -,o Brasil vem se consolidando como um dos mais importantes mercados para Munique, na Alemanha. “Acreditamos que devido a crise que afetou, não apenas a Europa, mas o mundo todo, o brasileiro tenha deixado de viajar durante o período, no ano passado, causando um leve retrocesso”, explica o responsável pelo marketing e relações públicas para América do Norte e Sul do Departamento de Turismo de Munique, Rupert Geiger.
Em relação a esse ano, por conta da Copa do Mundo, Rupert afirma que não espera um grande número de turistas brasileiros no destino alemão. “Quando sediamos o Mundial, em 2006, percebemos que as pessoas deixam de viajar para aproveitar os eventos que são realizados em decorrência da Copa. Baseado nessa experiência, acreditamos que os números relativos à entrada de turistas brasileiros em Munique se mantenha constante. Sem crescimentos, mas também sem retrocessos”, pontuou.
Apesar dessas projeções, a expectativa é que o Brasil fique entre os Top 10 maiores mercados de Munique até 2020. “Atualmente, o Brasil ocupa a 16ª posição entre os maiores mercados emissores de turistas para Munique, mas o país tem muito potencial, além de apresentar um rápido crescimento como mercado emissor”, destacou Geiger.
Segundo o representante, um dos problemas que atrapalham o crescimento do Brasil na Alemanha é a questão da aviação. “Hoje só há um voo direto para Munique à partir do Brasil. Uma frequência diária realizada pela Lufthansa que sai de São Paulo”, ressaltou. De acordo com Geiger, é preciso mais incentivo nessa área para que turista brasileiro se sinta mais motivado a conhecer a cidade.
Entre as novidades apresentadas para 2014, Rupert declarou que três tópicos estão sendo trabalhados junto ao público brasileiro: a cultura e cidade de Munique, compras de luxo, e o turismo voltado para carros de luxo, como Mercedes, Porshes e BMW’s, cujas fábricas são próximas aos arredores da cidade.
Samantha Chuva, de Bremen







