Câmbio:

Idiomas:

Brasil e Argentina são principais mercados do Paraguai

Victor Chamorro, diretor executivo do Paraguai Convention & Visitors Bureau
Victor Chamorro, diretor executivo do Paraguai Convention & Visitors Bureau

​Os brasileiros são o segundo melhor mercado para o Paraguai, eles representam 30% dos visitantes do destino, principalmente do mercado corporativo. O primeiro lugar é da Argentina, com 43% dos turistas recebidos em território paraguaio. “Estamos fazendo uma nova campanha de difusão de produtos turísticos, entre circuitos, hotelaria e gastronomia. Temos uma presença muito forte nas feiras brasileiras, em especial nas realizadas em regiões de fronteira com nosso país”, comentou Victor Chamorro, diretor executivo do Paraguai Convention & Visitors Bureau.

De acordo com ele, cidades do interior receberam novos hotéis e o país ganhou novos circuitos turísticos, como o Camino Franciscano e a modernização da Rota Jesuítica. Esta foi inspirada na herança da passagem dos jesuítas pelo local, principalmente relacionada à botânica e gastronomia.

Em 2008, o Paraguai começou um Plano Maestro de Turismo, que tem a meta de alcançar um milhão de turistas por ano, em 2018. Atualmente, o país recebe cerca de 520 mil pessoas. O aumento da renda gerada na região, com a visita desses turistas, também faz parte dos planos do trade local. No ano passado, os viajantes deixaram mais de US$ 300 milhões no destino – espera-se que o valor suba para US$ 500 milhões em 2018. Segundo Victor, o turista costuma gastar cerca de US$ 250 por noite.

Pamela Mascarenhas, de Assunção (Paraguai)

Tópicos relacionados