
O Museu du Quai Branly; em Paris; é novo – apenas quatro anos – mas já recebeu; desde a inauguração em 2006; seis milhões de visitantes. Atualmente o Brasil ocupa a quinta posição no ranking de países que mais visitam o museu; com 2;4% de turistas (cerca de 20 mil ao ano). O Brasil está na frente até mesmo de outros países europeus; como a Espanha e a Inglaterra. A grande maioria ainda é francesa – cerca de 70% – mas a proximidade do museu com a Torre Eiffel contribui para que turistas estrangeiros acabem descobrindo o lugar.
Apesar disso; o museu não conta com material em português; fato que deve mudar em breve; devido ao crescente número de brasileiros que passam pelo lugar. Entretanto; é possível fazer uma visita guiada com uma guia brasileira.
O Museu du Quai Orly é especializado em arte primitiva e possui uma exposição permanente com objetos de tribos ancestrais de quatro continentes: Ásia; África; América e Oceania. Apesar de serem consideradas primitivas; muitos dos utensílios e adornos exibidos são confeccionados até hoje pelas tribos existentes. A exposição inclui também objetos de índios brasileiros e da cultura candomblé.
Atualmente o Museu também está com uma exposição temporária sobre a cultura chinesa peranakam; que surgiu na Cingapura. As peças expostas vieram do Museu da Cingapura e poderão ser vistas até 31 de janeiro.
O museu foi visitado hoje (01/12) pelo grupo de operadores e jornalistas; do qual o MERCADO&EVENTOS faz parte; que estão participando do fam tour European Passion. Paris foi a terceira e última cidade visitada pelo grupo; composto também pelas operadoras Tam Viagens; new Line e CVC.
Para ver as fotos do Fam Tour; basta clicar AQUI
Máscaras africanas no Museu du Quai Branly