Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Brasileiros já podem solicitar autorização de residência em Portugal pela internet

portugal flag lisboa mylo kaye unsplash Brasileiros já podem solicitar autorização de residência em Portugal pela internet

O comunicado do governo português revela que a autorização será válida por um ano, com a possibilidade de renovação por dois períodos sucessivos de dois anos (Mylo Kaye/Unsplash)

Imigrantes brasileiros já podem conseguir uma autorização de residência de maneira mais rápida em Portugal. Desde o começo da semana, os brasileiros já podem fazer a solicitação pela internet. O comunicado do governo português revela que a autorização será válida por um ano, com a possibilidade de renovação por dois períodos sucessivos de dois anos. Segundo Fernando Silva, diretor nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), o documento será disponibilizado em 72 horas.

Conforme o anúncio, em uma segunda fase, o processo poderá ser realizado por cidadãos da CPLP que tenham feito a solicitação após janeiro deste ano ou para os que estão em Portugal, mas ainda não efetuaram o pedido. Para fazer a emissão digital do certificado de autorização de residência, será cobrada uma taxa de 15 euros.

A princípio, terão acesso os imigrantes da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) com processos de residência pendentes até dezembro de 2022 e os cidadãos que têm vistos CPLP emitidos depois de 31 de outubro do ano passado.

É o que diz Maurício Gonçalves, especialista em imigração e nacionalidade portuguesa, que atua e reside em Portugal há mais de duas décadas. “Para fazer o pedido, basta acessar o Portal CPLP, por meio das páginas do SEF e do ePortugal.gov.pt. No entanto, o caso não serve para pessoas com menos de 18 anos. Quando houver menores, após emitir o documento on-line, é necessário ir ao posto de atendimento do SEF”, orienta o advogado, do Canal Cidadania Portuguesa.

Ele ressalta que essa é uma medida do governo para tentar facilitar a regularização dos imigrantes brasileiros. “Com a decisão, abre-se espaço também para que novos pedidos de residência sejam gerados, além da possibilidade de normalização de 150 mil imigrantes que estão no território luso. De acordo com o SEF, cerca de 60% do total são brasileiros”, pontua.

Receba nossas newsletters