Brasília está sendo promovida em roadshows por várias cidades brasileiras para incentivar o turismo cívico e estimular visitas à capital. A iniciativa, parte do programa “Conheça o Brasil: Cívico” do Ministério do Turismo em parceria com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, visa atrair estudantes e turistas de outras regiões, especialmente em períodos de menor movimentação turística.
Os eventos, que incluem rodas de conversa com guias de turismo, agentes de viagens e diretores de escolas, apresentam as atrações culturais e naturais de Brasília, com foco em fortalecer a economia local fora da alta temporada. A iniciativa beneficia setores como hotelaria e gastronomia, gerando emprego e renda na cidade, e busca engajar o público com a história e a arquitetura emblemática da capital.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressalta as potencialidades de Brasília no setor. “A capital do Brasil, centro do poder nacional e símbolo de arquitetura, de design e Patrimônio Mundial da Unesco, oferece vários atrativos que permitem ao turista se reconectar com a essência e a diversidade brasileira. Além disso, Brasília é ponto de partida para vários outros destinos próximos, como Goiás, proporcionando inúmeros outros roteiros”, aponta.
A campanha organizada pelo Brasília e Região Convention & Visitors Bureau já passou por Cuiabá, Palmas, Goiânia e Campo Grande, com palestras em escolas públicas do Distrito Federal e atividades voltadas para alunos e professores. As próximas cidades a receberem o evento são São Paulo, no dia 12 de novembro, Rio de Janeiro, no dia 19, e Belo Horizonte, em 26 de novembro.