Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Calendário vai instituir principais datas para o Turismo na Bahia

Nelson Pelegrino

Nelson Pelegrino


Em encontro com prefeitos que integram o conselho consultivo da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), o secretário de Turismo do Estado, Nelson Pelegrino, falou sobre a instituição de um calendário anual de eventos turísticos para a Bahia, que será regulamentado por decreto do governador Rui Costa. A reunião foi realizada na sede da UPB, na quarta-feira (18).

Além de gerar maior divulgação das datas mais importantes para o turismo no Estado, o calendário vai ajudar os municípios na captação de recursos junto aos governos estadual e federal. De acordo com Pelegrino, a instituição do calendário vai auxiliar no processo de pedidos de apoio dos municípios ao Governo do Estado, até a validação pelo Conselho Estadual de Turismo, que funciona no âmbito da Secretaria de Turismo (Setur).

“Vamos desenvolver o trabalho com a ajuda dos municípios e divulgar o calendário todos os anos, durante a feira nacional Abav. Esse calendário deve ser um instrumento de planejamento estratégico para a Setur e vai ajudar agências e operadoras de turismo a também fazerem a promoção e venda de pacotes para os eventos”, disse Pelegrino, aos representantes do executivo municipal de cidades como Rui Barbosa, Central, Rio de Contas, Coaraci, Lafayete Coutinho e Ibirapitanga, que também representam Consórcios Públicos Intermunicipais e de Associações Regionais de Municípios.

Maior acesso ao apoio na organização de eventos, especialmente Carnaval e São João, figuraram na lista de pedidos dos prefeitos, assim como o estímulo à aviação regional e a implantação de infraestrutura, dentre outros assuntos.

Para a presidente da UPB, Maria Quitéria, o encontro foi uma oportunidade de divulgar as ações da Secretaria de Turismo junto aos gestores municipais. “É importante ter acesso a informações e dados, tirar dúvidas e lançar discussões sobre assuntos comuns das várias regiões da Bahia”, ressaltou Quitéria, que é prefeita de Cardeal da Silva.

Na oportunidade, Pelegrino apresentou as ações à frente da Setur e destacou a importância de agir no governo com transversalidade e amplo diálogo com diversas áreas, a exemplo da Segurança Pública, Infraestrutura e Cultura. O secretário lembrou os 10 aeroportos baianos que recebem voos regulares, e os incentivos concedidos às companhias aéreas que ampliam a atuação no interior do Estado, caso da redução da alíquota do ICMS do querosene. Ele também falou da implementação do turismo náutico e cultural, por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional).

O programa, que tem financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), prevê investimento de US$ 84,7 milhões nos 18 municípios que margeiam a Baía de Todos-os-Santos. Além da recuperação do patrimônio histórico e cultural, estão previstas qualificação profissional e empresarial e ampliação da infraestrutura, com a implantação de bases náuticas e recuperação e construção de píeres e atracadouros, dentre outras iniciativas.

Receba nossas newsletters