Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Parques e Atrações / Política

Caminhos da Serra do Mar (RJ) passa a integrar Rede Nacional de Trilhas

51c5a1de-95f5-43a4-bf57-ac93d595fded

Além das cidades fluminenses, a trilha abrange unidades de conservação, como o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (ICMBio)

A trilha Caminhos da Serra do Mar, localizada no Rio de Janeiro, foi oficialmente integrada na Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso (RedeTrilhas). A decisão foi publicada nesta quarta-feira (1°) no Diário Oficial da União pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e observou regras como: a identificação do propósito do percurso, a análise de estrutura e acesso, a conectividade das paisagens, entre outros.

Além do MMA, a rede é composta por representantes do Ministério do Turismo e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). “Temos alguns dos mais exuberantes bens naturais do mundo que podem ser utilizados para o turismo, de forma responsável. E a RedeTrilhas vem fazendo esse trabalho em diversos parques do Brasil. A nossa intenção é que os parques naturais fiquem mais acessíveis a todos”, disse o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Os Caminhos da Serra do Mar percorrem os municípios fluminenses de Magé, Petrópolis, Teresópolis, Guapimirim e Friburgo e corta algumas das unidades de conservação do Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense, como o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e a área de Proteção Ambiental de Petrópolis. A trilha é considerada ideal para a prática de montanhismo, caminhadas, contemplação, recreação e lazer.

Para aderir à RedeTrilhas, os interessados devem apresentar propostas para a Secretaria de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente, cabendo à análise ao MMA, MTur e ICMBio. Os trechos adicionais deverão seguir padrões da RedeTrilhas de mapeamento, identificação (símbolos de pegadas amarelas e pretas), acesso a serviços, indicação de pontos de apoio, pernoite e de interesse turístico, a fim de proporcionar mais segurança aos visitantes.

Receba nossas newsletters