Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Campinas se torna um dos principais polos de eventos do Brasil, ficando em 4º lugar no ranking

Porte dos espaços de eventos, infraestrutura hoteleira, entre outrosequipamentos, atraem para a cidade programações que
originariamente eram realizadas nas grandes capitais (Campinas

Porte dos espaços de eventos, infraestrutura hoteleira, entre outros
equipamentos, atraem para a cidade programações que
originariamente eram realizadas nas grandes capitais (Reprodução/TripAdvisor)

De acordo com levantamento recente feito pela plataforma Eventos Associativos em parceria com a Embratur, Campinas, no interior de São Paulo, se destaca em 4º lugar no ranking nacional por sua estrutura logística, a
malha viária e aérea, hotelaria e gastronomia, e turismo, se consolidando como um dos principais polos de eventos do país.

Para 46% dos participantes da pesquisa, o porte dos espaços de eventos e a infraestrutura hoteleira são os fatores de relevância na decisão de escolha do município para a realização de eventos. Aliado à procura, o setor deve responder este ano por um aumento real de 30% no fluxo de empregos fixos e temporários em Campinas.

A migração de eventos das capitais para o interior é tendência que deve se intensificar nos próximos anos, impulsionada pela busca por destinos com custos mais competitivos, infraestrutura de qualidade e facilidade de acesso.

“O espaço tem seu calendário 2025 preenchido por grandes congressos e programação corporativa, que representam 55% do perfil dos eventos realizados no local, seguidos por treinamentos e palestras (25%), formaturas e convenções sociais (13%) e feiras (7%)”, demonstra Marceli Oliveira, superintendente do Complexo Expo D. Pedro, espaço multiuso para eventos localizado em campinas.

Como carro-chefe do Expo D. Pedro, o segmento corporativo tem sido contemplado por congressos das indústrias de agronegócio e das áreas médica, odontológica e tecnológica. “O agronegócio, em particular, tem se fortalecido como um dos pilares dos eventos corporativos, refletindo a importância do interior paulista para o setor”, observa Vanessa Bianchi, gerente de Marketing do Expo D. Pedro.

Para as executivas, o posicionamento de Campinas no 4º lugar no ranking nacional como destino de eventos também contribui para elevar a expectativa de geração de empregos e crescimento no segmento. “Desde a área de produção de eventos até funções nas áreas de manutenção, elétrica, entre outras especialidades, é possível projetar um aumento real de 30% no fluxo de contratações fixas e temporárias durante este ano”, diz Marceli Oliveira. “O ritmo intenso dos novos eventos que vêm para a cidade comprovam esta perspectiva animadora”, conclui Vanessa Bianchi.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.