Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Caraíva: ecoturismo e vivências étnicas na reserva Porto do Boi

50564a2a e043 4fc7 8ed9 5465e7689114 Caraíva: ecoturismo e vivências étnicas na reserva Porto do Boi

Vila acessada via canoa a remo pelo Rio Caraíva Divulgação

 

O distrito de Porto Seguro, Caraíva, no Sul da Bahia, desponta em atrativos do ecoturismo, onde aventura e contato com a natureza se fundem com experiências inesquecíveis, contando ainda em seu entorno com vivências étnicas em aldeias indígenas Pataxó,

Ambos segmentos em alta no mundo das viagens, atraem o turista pelas descobertas na natureza, religando o homem ao meio ambiente e as emoções que despertam: curiosidade, respeito e encanto com a cultura ancestral das aldeias indígenas.

Tudo isso pode ser experimentado nessa vila onde o acesso via canoa a remo pelo Rio Caraíva. Com uma comunidade coesa com a preservação e consciente da tamanha riqueza natural, o destino é um produto turístico bem cuidado e protegido.

Ao chegar no vilarejo, o visitante se depara com ruas de areia branca e pouca iluminação, seguindo com pé no chão às pousadas rústicas, todas cheias de colorido da vegetação tropical. À noite, forrozinho pé-de-serra é um programa animado e tradicional.

Vale lembrar que todos os passeios estão num território de reserva extrativista, e acontecem dentro de uma área do Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, avistado pelos portugueses ao chegarem ao Brasil.

Diversão e imersão cultural – Para quem curte uma boa aventura, boas pedida são um banho no rio ou um passeio de bote, acompanhados por profissionais em passeios náuticos pela Associação de Nativos de Caraíva (Anac); trilhas na Mata Atlântica; passeio de buggy em território indígena, guiados pelos guias pataxós, até a Ponta de Corumbau. O passeio à Praia de Satu feito de lancha ou a pé num percurso de 3 quilômetros, passando pela falésia da Juacema, também é atrativo com lindas paisagens em um roteiro cheio de emoção.

Uma vivência única que o visitante também pode experimentar é um dia na Reserva Porto do Boi, localizada a pouco mais de 5 quilômetros do distrito. Trata-se de uma imersão interativa na cultura indígena para conhecer a história, costumes, tradições e sabores.

O turista pode participar de rituais de purificação energética e espiritual de profunda conexão com as raízes ancestrais desse povo e as forças da natureza. Cerimônia do Awê, pintura corporal, consagração da medicina indígena através do rapé, banho de ervas, gastronomia pataxó, são algumas das vivências inesquecíveis para quem busca o turismo e experiências.

Nessa última semana, a equipe de Turismo de Porto Seguro, coordenada pelo secretário adjunto, Guto Jones, realizou visita técnica aos equipamentos, dialogando com empreendedores, representantes de associações e comunidade, sobre como potencializar e profissionalizar cada vez mais o turismo no destino, preservando sua identidade e valores.

 

Receba nossas newsletters