
SALVADOR – O principal cartão postal de Salvador, claro, não pode ficar de fora do roteiro daqueles que visitam a capital baiana, um dos destinos mais procurados por turistas brasileiros e internacionais: o Farol da Barra. Ele faz parte do Forte Santo Antônio da Barra, antiga fortificação portuguesa que hoje abriga o Museu Náutico da Bahia.
Nele, por sua vez, o visitante de um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos da cidade tem à disposição um acervo histórico formado por objetos de diversas épocas, alguns deles submersos por até 300 anos. O espaço é um dos equipamentos histórico-culturais mais visitados e “instagramáveis” de Salvador.
Entre os atrativos do conjunto farol-museu, talvez o Farol da Barra seja o mais atrativo para aqueles que buscam emoção e adrenalina, sem o mínimo perigo, mas, sim, fôlego, que no final da empreitada é só agradecimento. Para alcançar essa emoção é preciso um pouco de disposição para encarar os 82 degraus necessários para escalar os 22 metros de altura do Farol e chegar ao topo da torre. Lá, além do aparelho luminoso, uma estreita passarela de ferro fundido, guarda-corpo e alambrado, a paisagem sensacional e estonteante visão panorâmica 360° de Salvador e Baia de Todos os Santos não poderia ser mais espetacular.

Importante ressaltar, como destaca o 10° Press Trip – “Salvador Nice to Meet You 2023”, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e do Salvador Destination, que de alguns anos para cá, turistas e moradores estão redescobrindo a cidade. Começando pelo Centro Histórico de Salvador, Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1985. O evento realizado em setembro apresentou, sem filtro, as emblemáticas manifestações, passeios e tours de uma Salvador fascinante, plural, diversa e cheia de temperos.
Farol da Barra – Localizado na atual Ponta de Santo Antônio, foi o primeiro sistema de sinalização náutica a entrar em operação nas Américas em 1698. O farol está construído no interior do Forte de Santo Antônio da Barra.

Depois de reformas, adequações e modernizações do Farol da Barra, na década de 1950, para destacá-lo do entorno urbano, a torre do farol ganhou faixas horizontais brancas e pretas. E, em 1956, foi instalado o atual sistema de rotação por colar de esferas. Hoje, o sistema luminoso faz a rotação completa em 30 seg. emitindo dois lampejos brancos intercalados por um eclipse de 5 seg. seguidos de um lampejo vermelho e eclipse de 5 seg. Tem alcance luminoso de 70km para luz branca e 63km para luz vermelha.
A Praia do Farol da Barra está situada no bairro da Barra e corresponde ao trecho entre o Forte de Santo Antônio da Barra (onde está o Farol da Barra) e o morro do Cristo (onde há um monumento dedicado a Jesus Cristo), em frente ao Restaurante Terra à Vista, um dos destaques da gastronomia da capital, no Monte Pascoal Praia Hotel, igualmente uma excelente opção de hospedagem, principalmente no Carnaval, pois os melhores trios elétricos da capital baiana passam em frente à sacada principal do estabelecimento.

Para os turistas, os preços permanecem R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia). Para ter o desconto, os moradores precisam apresentar, no momento da visita, um comprovante de residência. Funcionamento das 9 às 18hs.
O M&E viaja com proteção GTA.