O Centro de Artesanato de Pernambuco – Cape, instalado no Armazém 11 ao lado do Marco Zero, em Recife, será inaugurado pelo governador Eduardo Campos, na próxima terça-feira (25), às 16h. Com investimento de R$ 6,5 milhões e uma área construída de 2.511 m², o espaço contará com 16 mil peças de 500 artesãos de todas as regiões de Pernambuco para comercialização, além de auditório climatizado com 120 lugares, área de exposições, mostra permanente de obras, setor administrativo, além do Bistrô & Boteco com capacidade para 400 pessoas.
A sua abertura marca a primeira etapa concluída do projeto de reforma do Porto do Recife. Segundo o diretor de Promoção da Economia Criativa da AD Diper, Roberto Lessa, além da comercialização, o espaço tem como objetivo estimular a economia pernambucana e valorizar o trabalho dos artesãos e artistas populares locais. “O Centro de Artesanato vai proporcionar um contato direto entre artesãos e público, criando ocupação e renda para nossos artistas. Além de preservar a cultura da tradição artesanal, o Cape será um importante equipamento de turismo para o Recife e o estado”.
A área da loja ocupa 1.000 m² e é divida em sete setores: mestres, souvenires, artesanato contemporâneo, cestaria, têxtil, trabalhos manuais e brinquedos populares. Para facilitar a localização, paredes pintadas com cores fortes identificam cada um dos espaços.
Oito consultores de venda bilíngues receberam capacitação em diversas áreas como cultura popular e técnicas de comercialização para bem atender aos visitantes. Inglês, espanhol, francês e italiano são os idiomas dominados pela equipe.
EXPOSICÃO
Na abertura do Centro de Artesanato de Pernambuco, o espaço da galeria de arte, coordenada pela Secretaria de Cultura, recebe a exposição Tradição/Tradução com obras de quatro artistas contemporâneos do: Marcelo Silveira, Joelson, Cristina Machado e Derlon. Em cartaz até o dia 25 de novembro, a mostra traz trabalhos elaborados com materiais comuns na confecção de artesanato como couro, madeira e argila.
SERVIÇO
Inauguração do Centro de Artesanato de Pernambuco – Unidade Recife
25/09 (terça-feira), às 16h
Av. Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife
Horário de funcionamento após abertura: de segunda a domingo, das 10h às 20h.
Filipe Cerolim