Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

DZT anuncia a celebração dos 100 anos de escola de Bauhaus em 2019

Afora os atrativos turísticos, cidades que fazem parte da história e legado dessa escola de arte e design – como Berlim, Weimar, Dessau e Bernau – contarão com vasta programação para comemorar o movimento

Afora os atrativos turísticos, cidades que fazem parte da história e legado dessa escola de arte e design – como Berlim, Weimar, Dessau e Bernau – contarão com vasta programação para comemorar o movimento

A famosa escola de arte Bauhaus foi inaugurada em Weimar, em 1919. A arquitetura, a arte e o design que foram criados há um século por Walter Gropius revolucionaram a visão artística e arquitetônica do século 20 e são reverenciados até hoje em todo o mundo. E para marcar o centenário do local em 2019, o DZT – Centro de Turismo Alemão está divulgando uma série de eventos comemorativos no próximo ano.

Nesse roteiro de visitas, algumas cidades fazem parte obrigatória do que se pode chamar de circuito Bauhaus, como Weimar, Dessau, Bernau e Berlim. Nesse sentido, quase 70 anos depois de ter sido inaugurado o prédio de Gropius, em Dessau, os monumentos arquitetônicos de Weimar foram incluídos na lista do patrimônio mundial da Unesco em 1996.

Nesse roteiro pelo legado de Bauhaus vale destacar o protagonismo de Weimar, a cidade-berço da escola de arte e design, que também é notável por estar entrelaçada a outros nomes das artes e da cultura mundial, como os escritores Goethe e Schiller, o filósofo Nietzsche e os músicos Bach e Lizt. Não por acaso Weimar é conhecida como ‘cidade dos clássicos e dos grandes intelectuais’.

Dessau, por sua vez, é endereço do primeiro jardim inglês na Europa continental, que foi criado no século 18. Distribuído em uma área de 140 quilômetros quadrados, abriga um castelo (o de Wörlitz, construído entre 1769 e 1773), mais de 100 monumentos arquitetônicos de todos os portes e extensos parques de diversas formações emoldurados pela paisagem dos Rios Elba e Mulde.

Na capital alemã, o ciclo de comemorações do centenário tem início em janeiro de 2019, entre os dias 16 e 24, com um festival na Academia de Artes de Berlim. Performances, concertos, instalações, teatro, dança, workshops e palestras compõem a programação que tem como foco o Teatro o Bauhaus em uma infinidade de formatos, perspectivas e abordagens.

Receba nossas newsletters