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Centro-Oeste: como driblar desafios de região com alto valor agregado, mas baixa conectividade aérea? Renato Alves responde

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Beatriz do Vale

Publicado - 05/07/2025 - 00:20

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Renato Alves, diretor de Novos Canais de Vendas da CVC Corp (Beatriz do Vale/M&E)

GOIÂNIA – Durante a Expo Turismo Goiás, o M&E conversou com o diretor de Novos Canais de Vendas da CVC Corp, Renato Alves. Entre os diversos assuntos desde sua chegada à empresa, em janeiro deste ano, Renato compartilhou sua visão de negócios em uma região, que ainda é pouco explorada pelos próprios brasileiros.

“É uma região que falta muita gente viajar. Sempre digo que a questão de viagem é uma cultura. Tem que estar na cultura do brasileiro.”

O Centro-Oeste é considerado um destino turístico com potencial para expansão. “É uma região muito rica, que tem um valor que agrega muito na venda, porque são valores expressivos de viagem”, destacou. “Mas sofre um pouco com a questão de aéreo. Não em Brasília, mas em Campo Grande, Cuiabá e outros lugares sem ser capital, a capilaridade de aéreo é um desafio no momento”, completou.

Renato pontua que para driblar esse fator é necessário criar um produto exclusivo, como fretamentos e bloqueios. “Tudo isso conta para ser diferente no mercado”. E ainda ressalta que é importante aproveitar os bons índices da região para fazer negócio: “Tem que estar de olho nesse passageiro para vender cada dia mais”.

“Turismo é relacionamento”

O diretor também destaca a importância de estar presente fisicamente em eventos de turismo, principalmente os brasileiros, para que seja possível entender a região, seus potenciais e traçar estratégias para fechar negócio: “Eu gosto de olho no olho. Acho que isso traz mais credibilidade e mais confiança. Tem que estar presente e estar do lado do agente de viagem, mostrando o que tem de novidade. Turismo é relacionamento”.

Expo Turismo Goiás

Todo histórico profissional de Renato é baseado no turismo. Já esteve presente em outras edições da Expo Goiás, mas é a primeira representando a CVC e sem perder sua essência: “É o quinto ano dessa feira e a única do Centro-Oeste, não tem como não vir. Todo mundo do Centro-Oeste está aqui. Não estar aqui é desprestigiar o agente de viagem e sempre tem que ser o contrário”, finalizou.

O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA