Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos / Turismo em Dados

Cerca de 20% dos brasileiros viajarão para festivais ou eventos esportivos em 2024, diz pesquisa

anthony delanoix hzgs56Ze49s unsplash Cerca de 20% dos brasileiros viajarão para festivais ou eventos esportivos em 2024, diz pesquisa

A principal motivação das viagens para festivais de música é a paixão que essas pessoas nutrem pelo artista ou pela banda (Unsplash)

O brasileiro gosta de competições esportivas globais e grandes festivais de música e shows. Uma pesquisa recente da Booking.com revelou que 20% dos turistas do Brasil devem viajar esse ano justamente para participar de algum tipo de festividade, sendo: 14% para assistir a um show ou festival de música; 10% para um evento cultural; e 9% para um evento esportivo.

O levantamento também destacou que alguns fatores importantes na hora dos viajantes brasileiros escolherem seu destino de férias são a oferta de festivais e shows musicais (24%) e de eventos esportivos (13%) naquele local. Ou seja, muitos pretendem juntar em uma mesma viagem tanto a parte turística de um destino, quanto a participação em eventos locais.

Por exemplo, nesse ano o Rio de Janeiro já está se preparando para receber uma das maiores artistas do pop mundial, além de um grande festival com sete dias repletos de shows de artistas nacionais e internacionais. Ambos os eventos devem atrair pessoas de todo o país, sendo uma ótima oportunidade para explorar a capital fluminense e conhecer seus pontos turísticos.

FESTIVAIS DE MÚSICA – A principal motivação das viagens para festivais de música é a paixão que essas pessoas nutrem pelo artista ou pela banda (63%). Em seguida, o fato de o festival ou show não ocorrer perto de onde vivem (54%), e o objetivo de se conectarem com amigos ou parentes que moram em outras cidades (36%). Há também 30% que disseram que querem se conectar com outros fãs em um novo destino, e o mesmo número irá apenas aproveitar a ocasião para viajar.

EVENTOS ESPORTIVOS – Já entre os brasileiros que devem viajar para assistir a alguma competição esportiva, a preferência é participar de eventos nacionais (80%). Campeonatos locais ou regionais (61%) e os grandes eventos globais (44%), como os de futebol ou corrida de carros, também estão na mira desses viajantes. As motivações para fazerem esse tipo de viagem variam, incluindo a paixão que sentem por um time ou esporte (72%), o fato de o evento não acontecer perto de onde vivem (46%), conhecer outros fãs em um novo destino (45%) e se conectar com amigos e familiares que vivem em outra cidade (41%).

Receba nossas newsletters