Chapada das Mesas, localizado ao sul do Maranhão, dono de um exuberante cenário natural, tem se tornado o principal destino de turismo de aventura do estado. Dados da Setur-MA apontam que em 2010 o destino despertou o interesse de visitantes dos estados do Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Pará e São Paulo – que juntos somam cerca de 40% dos turistas que visitaram o destino.
Para 2011, a Setur-MA estima que, com a promoção e o investimento na infraestrutura turística do pólo, haja um crescimento na ordem de 10% no número de turistas de outros estados que procuram a aventura como principal fator da visita. Em 2012, a expectativa é ainda maior, com base no projeto de roteiro integrado sugerido pelo secretário de Turismo do Estado, Jura Filho, durante reunião com o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
De acordo com Jura Filho, além de consolidar o destino, o objetivo é criar uma rota alternativa para o turista. “Conversei com o ministro sobre a criação de uma rota que permita integrar os estados do Tocantins e Maranhão, facilitando assim o deslocamento e a promoção dos destinos”, explica. “A ideia é oferecer o roteiro integrado Jalapão/Chapada, fazendo com que o turista possa ter o seu passeio estendido, de forma a aproveitar os atrativos maranhenses e vice versa”, completou o secretário.
A próxima etapa do projeto Roteiro Integrado, será uma reunião entre os representantes do Maranhão, Tocantins – com a participação de Gastão Vieira – prevista para a primeira quinzena de dezembro, no pólo Chapada das Mesas.