SÃO PAULO – A cidade de São Paulo se prepara para receber 16,9 milhões de turistas nacionais e estrangeiros durante todo o ano de 2023, um aumento de 12,8% em relação a 2022. Entre os principais impulsionadores, está o mercado de grandes eventos, como feiras comerciais, congressos, convenções e festivais de música e shows. Os dados foram apresentados pelo secretário municipal de Turismo de São Paulo, Rodolfo Marinho, durante o Expo Fórum Visite São Paulo 2023.
“Viemos aqui apresentar a rota do Turismo paulistano que apresenta um número muito significativo, que tem sido impulsionado pelos organizadores das feiras de negócios e do entretenimento, como o festival de música The Town, mas principalmente pelas feiras e convenções que seguem avançando na cidade. É um sinal claro da consolidação do Turismo paulistano após a retomada, tendo em vista que 2021 foi quase zero. É algo emblemático”, destacou Rodolfo.
“É um sinal claro da consolidação do Turismo paulistano após a retomada, tendo em vista que 2021 foi quase zero. É algo emblemático”
Rodolfo Marinho também destacou a arrecadação de impostos sobre serviços (ISS) do setor de Turismo na cidade de São Paulo. Tanto é que, somente nos primeiros quatro meses de 2023, R$ 208,4 milhões foram arrecadados com as atividades de turismo, um crescimento de 94,5% em relação ao mesmo período de 2022. Abril, por exemplo, foi o melhor mês de 2023 até agora, com uma arrecadação total de R$ 63,3 milhões. A projeção para o ano é superar os R$ 600 milhões.
EVENTOS – Desde o início do ano, a cidade de São Paulo já apoiou diretamente a realização de 1.181 eventos, de janeiro a junho de 2023. As 274 festas juninas, além da chegada do The Town e a Virada Cultural, em parceria inédita com a SMTur, são os grandes destaques deste ano. Mas o ponto alto é a Fórmula 1, nos dias 3, 4 e 5 de novembro, no Autódromo de Interlagos, que deve movimentar R$ 1,3 bilhão e proporcionar R$ 206 milhões em arrecadação de impostos.