
A cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, é conhecida como o destino do vinho e da gastronomia, mas é com o cinema que ela espera aumentar seu número de visitantes. De acordo com Ivane Fávero, secretária de turismo da cidade, o objetivo é atrair mais produções cinematográficas para ter resultados como o de Santa Ynez, na Califórnia, com o filme “Sideways, entre umas e outras”.
O filme transferiu o foco de Napa Valley, região vinícola da Califórnia que costumava ser a favorita dos turistas, para Santa Inez, cenário de Sideways. As salas de degustação do destino, localizado a 45 minutos de Santa Barbara e a duas horas de Los Angeles, registraram um aumento de até 40% com o sucesso do filme, ganhador do Oscar de melhor roteiro adaptado em 2005.
“Queremos algo como o ‘fenômeno Sideways’. Bento é uma locação natural para filmes, com cenários difíceis de se encontrar, bem preservados e com uma logística favorável. De fato, o cinema pode ser um grande alavancador do nosso turismo”, frisou Ivane, que é também coordenadora da Bento Film Commission. A comissão foi criada em 2010 para captar produções cinematográficas diversas. Ela é composta por entidades diretamente ligadas à atividade turística, procura estabelecer parcerias com o trade para receber equipes de filmagens e facilitar a logística de produção.
Bento Gonçalves já serviu de cenário para comerciais, novelas e filmes, como “O quinto dos Infernos”, “Saneamento Básico” e “Os Senhores da Guerra”. A cidade também promove ciclos de cinema, com mostras de filmes enogastronômicos. A programação do Bento Sensação, que acontece até 29 de julho, inclui mostras em vinícolas, centros gastronômicos e hotéis. Um dos objetivos é aproximar comunidade local e cultura cinematográfica. De acordo com Ivane, a comunidade recebe as produções de cinema de forma positiva e por vezes até participa do processo, como no papel de figurantes, por exemplo.
Pamela Mascarenhas, de Bento Gonçalves (RS)