A Colômbia fortaleceu seu portfólio de destinos e produtos para viajantes internacionais, devido ao aumento do número de turistas estrangeiros percebido nos últimos anos. O país agora oferece 17 regiões de potencial turístico – contra as 15 do ano passado e 13 em 2010. Essas regiões compreendem pontos como San Andrés, Guajira e Amazonas, além de Medellín, Chocó, Triângulo do Café, Valle del Cauca, Cauca, Nariño, Huila, Bogotá, Boyacá, Santander, Barranquilla, Cartagena e Santa Marta.
O destaque fica por conta de produtos especializados, como o golfe, disponível nas cidades de Bogotá, Cartagena e Bucaramanga; a salsa, em Cali; a religião, em Pasto e Boyacá; o café, no Triângulo do Café, e natureza, em Santander.
De acordo com informações do Ministério de Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia, com base nos números do setor de migração, o país recebeu 677.485 viajantes sul-americanos em 2011. Já do Brasil foram 93.225 turistas, um aumento de 40,6% em relação a 2010, quando o destino atraiu 66.309 brasileiros. Já de janeiro a agosto deste ano foram 59.010.
Pamela Mascarenhas