Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Colômbia destaca ações para liderança em Turismo Sustentável

Segundo país com a com a maior biodiversidade do planeta, a Colômbia trabalha para alcançar o primeiro lugar entre os destinos de turismo sustentável no mundo. Para isso, o país está entre as 12 nações com políticas públicas sustentáveis desenvolvidas, além de ser membro da The Future of Tourism Coalition, Green Destinations, Tourism Cares e The Travel Foundation.

Colômbia destaca ações para liderança em Turismo Sustentável (2)

A Colombia possui um guia com 25 práticas para o turista responsável

“Alinhados a esse propósito, na ProColombia buscamos atrair viajantes estrangeiros que sejam responsáveis pelas atividades realizadas no país e, além disso, estejam atentos aos destinos, já que o desenvolvimento das comunidades e o meio ambiente depende da sua visita”, afirma Flavia Santoro, presidente da ProColombia, órgão oficial de promoção turística do destino.

Dentre as políticas existentes, destacam a Lei Geral do Turismo, que reconhece a sustentabilidade como forma de recuperação do setor turístico, além da Política de Turismo Sustentável, que visa gerar projetos de conservação e proteção dos atrativos turísticos naturais.

“No final de 2020 o Ministério de Comércio, Indústria e Turismo realizou dois projetos chave para promover as melhores práticas para conservar e proteger o patrimônio natural e cultural da Colômbia através de um turismo responsável”, complementa.

As tendências pós-pandemia indicam que é cada vez maior a procura por experiências de natureza e cultura que realmente conectem o visitante ao destino. Outro dado importante é a preferência por lugares ao ar livre, longe das multidões. A diversidade cultural do país é também um dos fatores que favorecem este posicionamento. A Colômbia é conhecida como país dos 1.000 ritmos.

A ProColombia possui ainda um guia com 25 práticas para o turista responsável, dentre as recomendações, consumir produtos locais; cuidar da natureza; valorizar a biodiversidade; preservar o patrimônio cultural; respeitar os costumes locais; e reciclar e reaproveitar.

Receba nossas newsletters