
A cidade argentina de Ushuaia já se prepara para a temporada de inverno deste ano. O Brasil é um dos focos da Secretária de Turismo local; que está no país para realizar treinamentos com agentes de viagens em parceria com a Aerolíneas Argentinas. Neste inverno; está sendo esperado um aumento de 30% no número de brasileiros em Ushuaia; em parte graças aos 4.500 bloqueios da companhia argentina que sairão do Rio; Porto Alegre e São Paulo.
“O Brasil já representa o nosso segundo principal mercado no inverno; arás somente da Argentina”; afirmou Daniel Leguizamón; secretário de Turismo de Ushuaia; durante uma apresentação do destino em Florianópolis; nesta manhã (12/05). Ele afirma que o número não para de crescer; e isso motivou a série de treinamentos aos agentes brasileiros; que também acontece em Salvador (16/05) e no Rio (17/05). “No ano passado; o crescimento de brasileiros no inverno foi de 170% comparado a 2009. O número é surpreendente; mas tem que se levar em conta que 2008 e 2009 foram anos fracos para nós; por causa do medo da gripe suína”; lembra.
E os voos charteres tem papel fundamental neste crescimento. É o que acredita Cristiane Cavalli; coordenadora de Assuntos Internacionais da Setur. “Os charteres possibilitam o voo direto para Ushuaia; sem ter que pernoitar em Buenos Aires; o que às vezes aborrece o passageiro”; explica. Somente esta temporada; Cristiane e Leguizamón confirmaram 4;500 bloqueios por parte da Aerolínias Argentinas para a cidade. Atualmente; a cidade argentina recebe cerca de 350 mil turistas por ano; em parte europeus; argentinos e brasileiros. “A cidade é pequena e não temos muito por onde crescer. Por isso; nunca teremos um turismo de massa”;completa.
A cidade – Ushuaia é a capital da Terra do Fogo; no extremo sul da Argentina; e conhecida pelo apelido de “fim do mundo”. Seus principais atrativos são as estações de esqui e centros invernais; os passeios de barcos pelas ilhas dos arredores; os cassinos e o centro de compras; que não possuem taxação. Atualmente; a cidade recebe cerca de 300 atracações de navios turísticos no verão.
Como novidade para esta temporada; a cidade oferecerá transporte gratuito entre os centros invernais; um novo ponto gastronômico; ampliação dos centros invernais; disposição de mais equipamentos como trenós; esquis e raquetes; e as “Horas Mágicas”; uma iluminação especial na cidade durante a noite e a apresentação de nossos shows nas vias públicas.
Cristiane Cavalli e Daniel Leguizamón