Câmbio:

Idiomas:

Com alta de até 93%, Santa Catarina supera Nordeste e Rio no turismo estrangeiro em 2025

Catiane Seif, secretária de Turismo de Santa Catarina (Ana Azevedo/ M&E)
Catiane Seif, secretária de Turismo de Santa Catarina (Ana Azevedo/ M&E)

BALNEÁRIO CAMBORIÚ (SC) – Santa Catarina registrou o maior crescimento no fluxo de turistas internacionais ao Brasil em 2025, com destaque nos períodos de Ano Novo, Carnaval e verão, conforme relatório divulgado pela ForwardKeys neste sábado (31), durante a BNT Mercosul.

O estado teve aumento de 94% nas chegadas entre 25 e 31 de dezembro de 2024, 63% durante o Carnaval, de 23 de fevereiro a 1º de março de 2025, e 93% no verão, entre dezembro e março, superando destinos tradicionais como Rio de Janeiro, Bahia e todo o Nordeste.

No Ano Novo, Santa Catarina respondeu por 7,7% das visitas internacionais, um salto expressivo em relação ao mesmo período do ano anterior. O resultado colocou o estado à frente de importantes polos turísticos: recebeu mais turistas que a Bahia e também mais que Pernambuco e Ceará somados.

IMG 2160 Com alta de até 93%, Santa Catarina supera Nordeste e Rio no turismo estrangeiro em 2025
(Dados da FowardKeys/Secretaria de Turismo de Santa Catarina)

Durante o Carnaval, Santa Catarina alcançou 9,7% de participação, consolidando a liderança ao superar o fluxo combinado de Bahia, Alagoas, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. O Rio de Janeiro, tradicionalmente o principal destino do Carnaval, cresceu 45%, mas ficou atrás em termos de taxa de incremento.

IMG 2161 Com alta de até 93%, Santa Catarina supera Nordeste e Rio no turismo estrangeiro em 2025
(Dados da FowardKeys/Secretaria de Turismo de Santa Catarina)

No verão, entre 1º de dezembro de 2024 e 31 de março de 2025, Santa Catarina manteve a trajetória ascendente, com crescimento de 93% no movimento internacional, acima dos 50% do Rio de Janeiro e 25% da Bahia. O estado recebeu mais visitantes estrangeiros que a Bahia e Pernambuco juntos, além de superar, isoladamente, os números de Alagoas, Ceará e Rio Grande do Norte somados.

IMG 2162 Com alta de até 93%, Santa Catarina supera Nordeste e Rio no turismo estrangeiro em 2025
(Dados da FowardKeys/Secretaria de Turismo de Santa Catarina)

“Gostaria de expressar minha profunda gratidão a todos vocês, que acreditam em nosso trabalho e em Santa Catarina. Acredito firmemente que, enquanto individualmente talvez não sejamos perfeitos, temos em comum a paixão pelo que fazemos e o compromisso com a melhoria contínua”, disse Catiane Seif, secretaria de Turismo de Santa Catarina.

O desempenho de Santa Catarina também se refletiu na ampliação da malha aérea internacional. Entre novembro de 2024 e maio de 2025, foram programados, em média, 91 voos semanais oriundos de seis países, totalizando 534 mil assentos, um crescimento de 66,1% em relação ao período anterior. Para o trimestre de junho a setembro de 2025, a oferta continuará em expansão, com 55 voos semanais e aumento de 22,4% na capacidade.

Entre os mercados emissores, a Argentina se destacou com crescimento de 178% nas chegadas a Santa Catarina entre junho e setembro de 2025, seguida pelo Chile, com incremento de 104,9%. Portugal, Paraguai, Suíça, México e Itália também registraram avanços. Durante as férias de inverno, em julho de 2025, o fluxo de turistas chilenos subiu 197% e o de argentinos, 143,7%.

A liderança expressiva de Santa Catarina se confirma não apenas pelos percentuais de crescimento, mas pela diversificação das origens dos visitantes e pela expansão contínua da malha aérea, consolidando o estado como novo protagonista do turismo internacional no Brasil.

“Santa Catarina demonstra um crescimento impressionante, e devemos celebrar e continuar a trabalhar juntos para proporcionar experiências excepcionais a todos os visitantes. É um privilégio ser parte deste grande esforço coletivo”, finaliza.

*O M&E viaja com proteção da GTA e apoio da Shift Mobilidade Corporativa.

Tópicos relacionados