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Destinos

Com calendário de eventos, Brotas (SP) amplia fluxo na baixa temporada

Ponte suspensa do Ecoparque Cassorova, um dos atrativos de Brotas

Ponte suspensa do Ecoparque Cassorova, um dos atrativos de Brotas

Com o objetivo de atrair mais turistas, a Secretaria de Turismo de Brotas-SP adotou um planejamento estratégico que concentra eventos grandes em meses considerados de baixa temporada e os resultados foram positivos. Em agosto deste ano, por exemplo, mês tradicionalmente de baixo movimento, o destino não só recebeu mais turistas que no mesmo mês de 2017 como também arrecadou montante maior de imposto sobre atividade turística.

“No final de 2017, ao elaborarmos o calendário de eventos de Brotas para 2018, um trabalho realizado juntamente com empresários do setor, representados pela Abrotur (Associação das Empresas de Turismo de Brotas e Região), Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e vereadores, sentimos a necessidade de alavancar a baixa temporada, principalmente agosto, o mês mais fraco do ano aqui. Então, decidimos ampliar o Brotas Gourmet, festival tradicionalmente realizado em agosto, de um final de semana para um mês, e deslocar o Trirex, corrida de aventura que estava prevista para setembro, para o mês de agosto”, explicou o secretário de Turismo, Fabio Pontes.

Com dois eventos de alto potencial para atrair turistas, agosto foi um mês excepcional para Brotas. Foram realizadas 10.858 atividades turísticas, 45% a mais que em agosto de 2017, e arrecadados R$ 61.610,15 com ISS Turístico, um aumento de 23% sobre o mesmo período do ano anterior.

O número de visitantes em cachoeiras e ecoparques cresceu 50% e a ocupação dos hotéis foi 15% maior. “Com esse bom desempenho de agosto, Brotas tem tudo para fechar 2018 com aumento significativo de turistas e de arrecadação do ISS Turístico na comparação com 2017”, analisa o secretário. Em 2017, o município recebeu 280 mil turistas. “Vamos aprofundar esse trabalho estratégico para 2019. Inclusive já estamos com reuniões agendadas, para as próximas semanas, para discutir e definir o calendário de eventos do próximo ano. Pela primeira vez, em 2019, teremos plano de marketing para nortear as ações de comunicação e mídia”, finalizou Pontes.

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