Com o objetivo de atrair mais turistas, a Secretaria de Turismo de Brotas-SP adotou um planejamento estratégico que concentra eventos grandes em meses considerados de baixa temporada e os resultados foram positivos. Em agosto deste ano, por exemplo, mês tradicionalmente de baixo movimento, o destino não só recebeu mais turistas que no mesmo mês de 2017 como também arrecadou montante maior de imposto sobre atividade turística.
“No final de 2017, ao elaborarmos o calendário de eventos de Brotas para 2018, um trabalho realizado juntamente com empresários do setor, representados pela Abrotur (Associação das Empresas de Turismo de Brotas e Região), Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e vereadores, sentimos a necessidade de alavancar a baixa temporada, principalmente agosto, o mês mais fraco do ano aqui. Então, decidimos ampliar o Brotas Gourmet, festival tradicionalmente realizado em agosto, de um final de semana para um mês, e deslocar o Trirex, corrida de aventura que estava prevista para setembro, para o mês de agosto”, explicou o secretário de Turismo, Fabio Pontes.
Com dois eventos de alto potencial para atrair turistas, agosto foi um mês excepcional para Brotas. Foram realizadas 10.858 atividades turísticas, 45% a mais que em agosto de 2017, e arrecadados R$ 61.610,15 com ISS Turístico, um aumento de 23% sobre o mesmo período do ano anterior.
O número de visitantes em cachoeiras e ecoparques cresceu 50% e a ocupação dos hotéis foi 15% maior. “Com esse bom desempenho de agosto, Brotas tem tudo para fechar 2018 com aumento significativo de turistas e de arrecadação do ISS Turístico na comparação com 2017”, analisa o secretário. Em 2017, o município recebeu 280 mil turistas. “Vamos aprofundar esse trabalho estratégico para 2019. Inclusive já estamos com reuniões agendadas, para as próximas semanas, para discutir e definir o calendário de eventos do próximo ano. Pela primeira vez, em 2019, teremos plano de marketing para nortear as ações de comunicação e mídia”, finalizou Pontes.