Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Com presença de autoridades, nova diretoria da Anseditur toma posse em Brasília (DF)

anseditur

Posse da diretoria da Anseditur (Renato Vaz/Embratur)

Tomou posse na tarde desta terça-feira (25), durante a abertura da 2ª Marcha dos Secretários Municipais de Turismo, a nova diretoria da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur). A nova diretoria tem Alexandre Pereira, secretário do Turismo de Fortaleza, como presidente. Ele sucede Vanessa Leal, secretária do Turismo de Pirinópolis. A nova gestão irá trabalhar com foco em três pilares: turismo interno, turismo internacional e capacitação.

“Enxergamos o turismo interno como uma grande oportunidade, com um enorme potencial para o desenvolvimento dos territórios e o crescimento da economia”, destacou o novo presidente Alexandre Pereira, em seu discurso de posse, que ainda vê os altos preços das passagens aéreas como um entrave para o desenvolvimento desse tipo de turismo e considera importante pensar estratégias para fomentar passagens com preços mais acessíveis.

No tocante ao turismo internacional, Alexandre Pereira ressaltou que irá coontar com o apoio da Embratur afirmou que a Anseditur entende a necessidade de promover o país no exterior de forma regional, com cidades próximas compartilhando o mesmo turista, ao invés de disputá-lo. Já sobre capacitação, o gestor defendeu que é importante pensar em estratégias de capacitação dos destinos turísticos com planejamento, inteligência e inovação.

“Enxergamos o turismo interno como uma grande oportunidade, com um enorme potencial para o desenvolvimento dos territórios e o crescimento da economia”

O secretário-executivo do Ministério do Turismo, Bento Nunes, representou a Pasta e parabenizou a posse da nova diretoria. Por meio de vídeo, a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, também enviou uma mensagem. “O nosso compromisso é ampliar o diálogo para que juntos possamos fortalecer e impulsionar o turismo no nosso país. Estamos em um novo momento e é fundamental essa união para reconstrução do Brasil e do turismo”, disse ela.

Já a Embratur ratificou estar aberta ao diálogo permanente com os gestores municipais e reforçou a necessidade de ações conjuntas com os municípios para qualificar o setor do turismo e, assim, ampliar o número de turistas estrangeiros no país, gerando emprego e renda. Em seu discurso, o presidente Marcelo Freixo ainda assegurou que o fortalecimento do turismo brasileiro é o principal compromisso da Embratur

“Quando a promoção internacional é bem sucedida, quem ganha é a cidade, é o dono do hotel, o guia de turismo e a prefeitura, porque o consumo do visitante também melhora a arrecadação. Por isso, o principal indicativo do sucesso da Embratur é o impacto positivo que nós vamos provocar nas cidades”, explicou o presidente da Agência, Marcelo Freixo.

Também participaram do evento o secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo; o presidente da Embratur, Marcelo Freixo; o senador Cid Gomes; o presidente da Fornatur, Fabricio Amaral; e o presidente da Comissão de Turismo da Câmara Federal, Romero Rodrigues.

Receba nossas newsletters