
Caxias do Sul (RS) preparou uma comitiva para apresentar seus potenciais ao mercado espanhol; em Madri e Toledo. O secretário de Turismo de Caxias do Sul; Jaíson Barbosa; e o presidente da Associação Turística de Caxias do Sul (Atur); Geremias Rech; se reuniram com operadores de turismo espanhóis e imprensa; na Embaixada do Brasil.
“Caxias do Sul está em vantagem sobre outros destinos brasileiros se considerarmos questões como infraestrutura; pessoal qualificado; roteiros estruturados e uma economia forte. Isso sem falar nas belezas naturais e particulares da região”; comentou o secretário. Para ele; a afiliação à OMT marca uma nova etapa na inserção do destino no mercado internacional.
Na ocasião; estavam presentes; entre outros profissionais do turismo; o chefe do setor comercial da Embaixada; Claudio Garon; o diretor adjunto de Turismo; Hildebrando Barboza; e o diretor de promoção comercial e investimentos; Tijbbe de Boer. A vocação de Caxias do Sul nos segmentos aventura; cultura; negócios e eventos e turismo rural; com seis roteiros estruturados; foi ressaltada.
Os presentes compartilharam ainda a cuia de chimarrão; tradição da região gaúcha; e discutiram temas como a formatação de produtos específicos para atender a demanda que cresce a cada dia entre as empresas que trabalham o mercado brasileiro.
Outro compromisso oficial foi a visita à Organização Mundial do Turismo (OMT); onde a comitiva foi recebida pelo diretor Executivo; Márcio Favilla; pelo diretor do Programa para as Américas; Carlos Vogeler e pelo diretor do Programa de Membros Afiliados; Javier Blanco. O encontro serviu para levantar os detalhes finais da afiliação da Atur como o novo Membro Afiliado da OMT; e a primeira entidade gaúcha a fazer parte da organização.
Composta também por representantes do setor privado da região; a comitiva esteve no Instituto Promoção de Exportação de Toledo (Ipex). “Foi um encontro muito produtivo. Mapeamos as áreas de maior interesse de ambas as partes e a partir de agora vamos trabalhar no desenvolvimento de vínculos mais fortes de cooperação; troca de informações e negócios”; afirmou o diretor d Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul; Nelson Minetto.
Nelson Minetto, Rodrigo Corrêa, Jaíson Barbosa, Márcio Favilla, Geremias Rech e José Luiz Cavali