Câmbio:

Idiomas:

Complexo Expoville irá funcionar em sistema de concessão

Vista geral do Complexo Expoville
Vista geral do Complexo Expoville

No próximo dia 31 de maio, a Prefeitura de Joinville, por meio da Fundação Turística, vai receber as propostas para a licitação do Complexo Expoville, um dos maiores e mais tradicionais centros de eventos de Santa Catarina. A Prefeitura de Joinville optou pela concessão de direito de uso e exploração comercial, concomitante à execução de obras de reforma e ampliação do equipamento público, que possui 209.081,71 metros quadrados.

Amparado pela Lei Geral de Licitações 8.666/93 e pela Lei 8.987/95, que trata das concessões de serviços, o processo licitatório da Expoville será realizado na modalidade concorrência e concederá à empresa ou consórcio vencedor o direito de explorar comercialmente o complexo durante 25 anos. No decorrer desse período, o investimento mínimo será de R$34.258.357,47, conforme previsto em edital. 


Cabe destacar que o direito à exploração comercial do complexo estará devidamente autorizado logo após a assinatura do contrato. Já ao final dos 36 primeiros meses de concessão, a empresa administradora deverá ter concluído a construção do novo centro de convenções, bem como as obras complementares do Expoville (ampliação e reforma do Pavilhão Nilson Bender e do Megacentro Wittich Freitag, do Moinho estilizado, da casa em estilo Enxaimel, do restaurante do lago, Parque de Lazer e urbanização do setor de negócios).

Para a diretora presidente da Fundação Turística de Joinville, Maria Ivonete Peixer da Silva, a reforma e ampliação do Complexo Expoville será um grande marco para o segmento de eventos e negócios tanto em Joinville, como em todo o Estado catarinense. “Com a reestruturação dos pavilhões e do Complexo Expoville como um todo, a nossa cidade será mais competitiva para a captação de grandes eventos, nacionais e internacionais, como feiras e congressos”,avalia.

De acordo com Maria Ivonete, a escassez de recursos públicos e a morosidade dos processos administrativos necessários para a manutenção e desenvolvimento da Expoville, são alguns dos fatores que justificam a escolha pela concessão. Ela acredita que a atuação direta de empresas especializadas, pertencentes à iniciativa privada, garantirá ao Complexo Expoville melhor exploração do seu potencial comercial, bem como benefícios para a comunidade em geral, já que o espaço continuará pertencendo ao patrimônio da cidade e receberá benfeitorias destinadas ao uso público.

A Fundação Turística também espera que os projetos apresentados pelas empresas concorrentes possam trazer novas possibilidades em relação aos idealizados pela Prefeitura de Joinville. O edital completo da licitação do Complexo Expoville está disponível no site www.joinville.sc.gov.br. 

Leila Melo

Tópicos relacionados