Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Confira dicas de museus para visitar durante as férias

Museu Felícia Leirner, de Campos do Jordão

Museu Felícia Leirner, de Campos do Jordão

No ambiente cultural, o museu é uma das atrações mais visitadas pelas pessoas durante viagens de férias. E são em espaços como esses que elas podem ampliar o conhecimento e compartilhar novas ideias. São Paulo, por exemplo, oferece uma vasta opção de museus interessantes e com entrada gratuita.

Para aproveitar este mês, a Feambra (Federação de Amigos de Museus) preparou um guia de férias com uma programação cultural de São Paulo e Belo Horizonte. Tem atividades voltadas para crianças e adultos em vários museus das cidades. Confira a lista:

São Paulo – Capital

Museu da Casa Brasileira – 23 e 30 de junho
Horário: quintas-feiras, às 10h30
Em uma proposta de interação com os transeuntes, na calçada em frente ao museu, a artista Helena Kuasne desenhará a casa dos participantes a partir de uma descrição afetiva ou uma fotografia. A ideia é que o público contribua com o principal tema do museu: a casa brasileira. Atividade gratuita sem necessidade de inscrição prévia.
http://www.mcb.org.br/pt-BR

Parque de Ciência e Tecnologia da USP (CienTec) – de 11 a 30 de julho, exceto aos domingos
O público poderá fazer a trilha das Fontes do Ipiranga, das 9 às 16 horas e visitar o Planetário em sessões às 11 e às 14 horas. Grupos com mais de 10 pessoas devem fazer agendamento prévio.
www.parquecientec.usp.br

Museu Oceanográfico do Instituto Oceanográfico/USP – até 31 de julho
Horário: das 9 às 17 horas de terça a sexta
O público poderá visitar o acervo e o sistema ‘Science on a Sphere’.
www.io.usp.br

Instituto Butantan – de 19 a 31 de julho
Atividades voltadas para toda a família, com atrações interativas, histórias e expedições pelo parque. Os visitantes vão simular o encontro com uma serpente peçonhenta e com o mosquito da febre amarela para aprender as diferenças entre os soros e as vacinas produzidos pela instituição.
http://www.butantan.gov.br/

Museu de Arte Sacra – sábados, até 30 de julho.
Horário: das 14h às 17h
Com base na ideia de que todos podem desenhar, o museu convida para as oficinas temáticas: Desenho de Figura Humana, Desenho de Paisagem/Arquitetura, Desenho de Natureza e Desenho de Moda. Os participantes receberão uma prancheta e um lápis e a partir de dicas produzirão desenhos como recordação da visita. No dia 8 de julho, será inaugurada a exposição do Sr. Ladi Biezus que irá integrar o acervo do Museu Nossa Senhora Aparecida, com imagens paulistas do século XVII de arte colonial.
www.museuartesacra.org.br

Museu Afro Brasil – 31 de julho
Brincadeiras tradicionais congolesas, tendo como ponto de partida as visitas mediadas à exposição de longa duração. A proposta é resgatar o encantamento de crianças e adultos com um universo lúdico cada vez mais esquecido nas grandes cidades.
www.museuafrobrasil.org.br

Museu do Futebol – De 21 de julho a 2 de agosto
O museu promove oficinas, atividades educativas, teatro e contação de histórias. As atividades serão realizadas de terça a domingo, das 10 às 17 horas e são gratuitas.
http://www.museudofutebol.org.br/visite/ferias-museu-4/

São Paulo – Interior

Tupã
Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre – até 29 de julho
Oficinas de adorno indígena para cabelo, confecção de bolsa com dobradura de jornal, confecção de colar, brincos e presilhas indígenas, arte em sucata, confecção de pipas, desenho às cegas, contação de História, modelagem às cegas e passeio cultural à Varpa.
www.museuindiavanuire.org.br

Aparecida
Museu Nossa Senhora Aparecida – até 31 de julho
O museu realiza visitas monitoradas pré-agendadas, com explicações detalhadas a respeito do acervo do museu, assim como a história do encontro da imagem e o desenvolvimento da obra do Santuário Nacional. Trajetos ao Mirante e a dois andares de museu situados na Torre Brasília do Santuário Nacional (Torre do Relógio). Ingressos: R$ 6,00 a entrada inteira e R$ 3,00 a meia entrada para estudantes com carteirinha, idosos acima de 60 anos e crianças de 6 a 12 anos. Portadores de necessidades especiais e religiosos não pagam.
http://www.a12.com/

Brodowski
Museu Casa de Portinari – até 31 de julho
Atividades inspiradas nas tradicionais brincadeiras de rua promovem a socialização do público e prometem gastar a energia dos pequenos no Museu Casa de Portinari. Intitulada Brincarolando no Museu – Construindo nossa infância, a agenda traz um tema que muito agradava o artista: a música.
http://museucasadeportinari.org.br/

Campos do Jordão
Museu