Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Consultor de Turismo destaca potencial turístico do Pólo Costa Branca no RN

images 3 e1652294438610 Consultor de Turismo destaca potencial turístico do Pólo Costa Branca no RN

Dunas do Rosado, em Porto do Mangue   Reprodução

Cavernas, mangues, rios e praias paradisíacas e inexploradas e muito mais. A Costa Banca do Rio Grande do Norte já é considerada a maior reserva turística do estado. “Nenhuma outra região possui tantas possibilidades para desenvolvimento do Turismo no estado, como a Costa Branca”. A afirmação é do consultor na área de Turismo há mais de duas décadas, Oberi Penha.

Há pouco mais de dois anos foi estabelecido um consorcio (não oficial) unindo seis municípios da região: Mossoró (porta de entrada), Baraúna (sertão), Tibau, Grossos, Areia Branca e Porto do Mangue (litoral). Foi criada também uma associação com envolvimento do trade turístico. As secretarias de Turismo, por sua vez, passaram a atuar em conjunto em diversas ações, que estão credenciado a região como um dos novos destinos turísticos do RN.

Os principais atrativos da região de Mossoró são muitos e diferenciados. Atualmente, Mossoró representa a Capital Cultural do RN e, além de abrigar o maior calendário de eventos da região, o destaque é para Mossoró Cidade Junina.

download

Moinho Holandês- Grossos Reprodução

Mossoró conta com aeroporto, atualmente com voos da Azul Linhas Aéreas. No seu entorno, existe uma variedade de atrativos que demostram o potencial da região: passeios de buggy, 4×4, barco, balsa, lancha e esportes de aventura (kite surf, asa delta, parapente, surf, sand board rebocado).

Além disso, atrativos naturais, como o segundo maior cajueiro do mundo, o segundo maior conjunto dunas móveis do Brasil, salinas e o inusitado encontro do sertão com o mar, único no país, fazem de Mossoró e região um conjunto diferenciado de atrativos para todos os gostos.

Para Oberi Penha o que ainda falta na região para que o turismo se consolide passa, necessariamente, pelo entendimento dos gestores públicos quanto à importância da atividade no viés do desenvolvimento socioeconômico de Mossoró e região.

“Isto envolve a necessária deflagração do processo de interiorização pelo governo do Estado, além do entendimento do trade turístico de que o Turismo é uma atividade essencialmente privada, cabendo a estes, apoiados pelas entidades representativas, em parceria e com o apoio dos poderes públicos, liderar as ações”, assinala Penha.

Principal centro consumidor, Mossoró que centraliza cerca de 60 municípios do Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba, cujo contingente populacional beira um milhão de pessoas, tem a maior infraestrutura e, por possuir um aeroporto, exerce também o papel de maior emissor para Costa Branca.

images (1)

Mirante das Cruzes, praia de Ponta do Mel, Areia Branca Reprodução

“Porém, por estar incrustada e equidistante de duas grandes capitais do Nordeste, Natal/RN e Fortaleza/CE, estas igualmente se colocam como fortes emissores de turistas e visitante ao Pólo Costa Branca”, sinaliza Penha. Apesar da preservação do meio ambiente e os atrativos naturais se constituírem como incentivos de interesse para o mercado internacional, quase todo o fluxo de estrangeiros no Estado está restrito à capital.

Contudo, em razão de já possuir um forte apelo para o turismo de negócios, existe um pequeno fluxo estrangeiro na cidade de Mossoró e região. “Neste momento, em razão da proximidade com o aeroporto Canoa Quebrada, em Aracati/CE, está previsto a chegada de turistas estrangeiros, através de voos charters, entre eles portugueses, e que devem se estender à Costa Branca”, explicou o consultor.

Receba nossas newsletters