Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Turismo em Dados

Crescimento do turismo em Brotas supera valor médio mundial

Queda livre em Brotas

Em Brotas é possível fazer rafting, boia-cross, canionismo, escalada indoor, rapel, arvorismo, tirolesa, caminhada na natureza, cachoeirismo, cicloturismo, cavalgada, quadriciclo, passeios off road, queda livre e caiaque duplo.

Em 2018, Brotas registrou um crescimento no turismo duas vezes maior que a média mundial. É a segunda vez consecutiva que o município tem desempenho positivo significativo, de duas casas decimais.

Brotas é considerada a capital do turismo de aventura no Brasil, porque concentra a maior oferta de atrações desta natureza no país. Em 2018, atividades como visitação de cachoeiras, rafting, boia-cross e trilhas apresentaram crescimento de 13,8% em relação a 2017. Com a pulseira usada pelo turista, criada para controlar o número de visitantes na cidade, foram contabilizados 227.060 visitantes.

A Prefeitura de Brotas arrecadou R$ 1.039 milhão em imposto ISSQN Turístico em 2018,12% a mais que no ano anterior. “O crescimento do turismo em Brotas representa mais empregos, maior renda e mais dinheiro nos cofres públicos, que é usado para melhorar e ampliar a infraestrutura para o turismo e também para custear educação e saúde dos brotenses”, explicou Fabio Ponter, secretário de Turismo da cidade.

O turismo é considerado a atividade com maior potencial de distribuição de renda para a cidade. “Por isso, aqui em Brotas, o poder público e a iniciativa privada seguem investindo no turismo, com destaque para melhoria da infraestrutura, ampliação de atrativos e preservação do meio ambiente. Criamos calendário anual de eventos turísticos, reaproximamos os empresários do poder público, atualizamos o plano diretor de turismo e lançamos novos eventos como produtos turísticos. E investimentos em divulgação. Além de termos assessoria de imprensa exclusiva para o turismo, em 2018 elaboramos o plano de marketing do turismo de Brotas”, acrescentou.

No ano passado, entraram em operação seis novos atrativos: balonismo, caiaque duplo, ponte suspensa com vista para cachoeira, uma nova modalidade de tirolesa, um centro de compras e uma piscina semiolímpica com borda infinita.

Receba nossas newsletters