Câmbio:

Idiomas:

Cuba bate recorde e recebe 1,7 milhão de turistas em quatro meses

Foto de Equipe Mercado & Eventos

Equipe Mercado & Eventos

Publicado - 08/05/2012 - 21:08

Daniel Pablo Aguilera, secretário de turismo da Argentina com Manoel Marrero, ministro de turismo de Cuba
Daniel Pablo Aguilera, secretário de turismo da Argentina com Manoel Marrero, ministro de turismo de Cuba

Durante a abertura oficial da Fit Cuba 2012, que aconteceu nesta terça-feira (08/05), no auditório do Hotel Iberostar Ensenachos, em Cayo Santa Maria, o ministro do turismo de Cuba Manoel Marrero, anunciou que o país bateu recorde de visitantes em 2012. Segundo Marrero, nos primeiros quatro meses, Cuba recebeu mais de 1,7 milhão de turistas. Em 2011, foram 2,7 milhões de visitantes internacionais, um crescimento de 7,3% em relação ao ano anterior. “Até agora, já registramos a presença internacional de 1.240.784 turistas em Cuba, um acumulado de 1,5% no crescimento se comparado ao mesmo período do ano 2011”, disse.

Para o ministro, a crise econômica de importantes mercados afeta diretamente Cuba, mas ainda assim, o país continua apresentando um crescimento no volume de visitantes. O primeiro mercado para o país é o Canadá, seguido por França, Inglaterra e Argentina. “Outros países também tem apresentado crescimento como a Rússia, Alemanha, México, Venezuela, Colômbia e Brasil. Além de uma forte presença da China”, informou. Já o Reino Unido, a Itália e a Espanha tem apresentado uma demanda cada vez menor. E o principal motivo das visitas ao país é o lazer (71%).

Para atender o crescente interesse no turismo, Cuba tem investido na abertura de novos hotéis e atrações. “Até o final do ano, muitas atrações serão inauguradas, bem como a instalação de novos hotéis quatro e cinco estrelas”, disse. O aeroporto da cidade de Varadeo foi ampliado e sua capacidade aumentou em 50%. O aeroporto de Havana também receberá investimentos e dobrará sua capacidade, assim como há previsão de ampliação para o aeroporto de Santa Clara. “O objetivo é facilitar a vinda de turistas para a região dos cayos (praias), que ficam mais distantes da capital Havana”, explicou.

De acordo com o ministro, a FIT tem como meta mudar a percepção do turismo no país. “Cuba é um destino completo com história, cultura, saúde, negócios e muito mais. É muito além do sol e praia. E nossa maior prioridade é a qualidade. Oferecemos produtos autênticos e de muita qualidade e cerca de 87% dos nossos turistas acreditam que nossa qualidade e preços são justos”, falou. Dados do Ministério apontam que 95% dos turistas recomendariam o país para os amigos e familiares.

Argentina – Em 2011, a Argentina emitiu 76 mil turistas para Cuba e por isso, foi escolhido como país convidado de honra da Fit Cuba 2012. Segundo o ministro, neste ano o fluxo de turistas argentinos já cresceu 50% nos primeiros meses em relação ao ano passado. Para a ocasião, o secretário de turismo da Argentina, Daniel Pablo Aguilera, esteve presente e apresentou os atrativos do país para os convidados e imprensa do evento.

Lisia Minelli, de Cuba