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De encontro a soluções tecnológicas, EmbraturLAB completa um ano durante o Web Summit Rio

MG 0214 Enhanced NR De encontro a soluções tecnológicas, EmbraturLAB completa um ano durante o Web Summit Rio

Roberto Gevaerd, diretor de Gestão e Inovação da Embratur (Marcio Menasce/Embratur)

O EmbraturLAB completa um ano de existência no Web Summit Rio. Em parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu, a Embratur está aproveitando o evento para apresentar um balanço de tudo que foi feito desde o encontro de 2023 e para fazer uma projeção de avanço dos projetos de inovação que visam fortalecer o turismo internacional no Brasil. É o que explica o diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd, que falou sobre a programação do EmbraturLAB no Web Summit Rio e as ações em parceria com o Google, o Airbnb, o próprio Parque Tecnológico de Itaipu e a RioGALEÃO.

O grande lançamento da Agência no evento será a abertura dos dois primeiros roteiros do projeto Rotas Literárias, que transforma escritores e capítulos da literatura brasileira em roteiros turísticos. A cerimônia contará com as presenças do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e do compositor, músico, escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), Gilberto Gil.

Qual a importância do Web Summit Rio para a Embratur?

Roberto Gevaerd – O Web Summit Rio é um evento muito importante porque completamos um ano de atuação do EmbraturLAB. Lançamos o primeiro desafio do EmbraturLAB no Web Summit do Rio de Janeiro há um ano. Ele [o evento] ajuda a gente não só a consolidar um trabalho que estamos construindo, como também fazer um balanço de tudo que a gente conseguiu construir, de todas as parcerias, e que a gente vai refletir um pouco ali, na programação do nosso estande. É bom destacar que nosso estande é em parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu, parceiro fundamental pra gente. Temos uma aceleração com eles, mas a gente consolida e cria um marco do aniversário do EmbraturLAB dentro do Web Summit.

A temática do turismo é transversal e pode contribuir com o Brasil em diversos graus. Ajuda a gerar emprego e renda, a promover a sustentabilidade e proteger o meio ambiente, e reforça a autoestima cultural. Como a inovação colabora e pode fortalecer o setor?

A gente aqui na Embratur sempre olha muito esse viés da economia, o quanto o turismo ajuda e contribui para a arrecadação, aumento de divisas, e tem o ponto central que a cadeia do turismo é muito democrática. Você tem desde o vendedor do coco, do milho, ao dono do hotel, do resort, o taxista, o uber, e como é uma rede muito plural, a tecnologia vem com o papel muito importante de melhorar a eficiência dos serviços e da experiência.

A inovação e a tecnologia, no caso do turismo, tem que ajudar nesse dia a dia e tornar os serviços cada vez mais fluidos e de qualidade. Por isso que a gente imaginou o EmbraturLAB com essa missão de melhorar a experiência do turista internacional no Brasil, aperfeiçoando novas formas de fazer e apresentar a execução dos serviços dessa cadeia tão democrática. No caso do vendedor de coco, por exemplo, o turista internacional não tem acesso ao PIX.

Quais outras formas temos? Podemos conversar com as fintechs. A questão da eficiência energética, como isso pode servir para as pousadas e hotéis? Como é uma cadeia muito complexa e com muita atividade, e a tecnologia está inserida no dia a dia, a gente precisa fazer esse elo entre esses dois ecossistemas e mostrar para o pessoal da tecnologia que o setor do turismo é um setor econômico forte e que eles precisam olhar como um potencial lugar de fazer negócios.

Teremos uma longa programação, incluindo o lançamento do projeto Rotas Literárias, com dois trajetos pelo Rio e encontros com diversos parceiros. Quais você vê como mais importantes na agenda da Agência?

Roberto Gevaerd – Nesse aniversário do EmbraturLAB, temos uma parceria, uma atividade quase que de gala com o Gilberto Gil. A gente vai apresentar o projeto das rotas literárias, que é o grande lançamento da semana. Mas a gente também faz um encontro com diversos parceiros. O próprio Parque Tecnológico de Itaipu, que ajuda a gente a construir, a implementar, e na montagem do estande, mas outros parceiros também, como o Google e o Airbnb, por exemplo. Vamos apresentar resultados e convidamos startups para participar e dialogar com a gente. A gente vai trazer esse ecossistema da inovação, que temos dialogado nesse um ano, para dentro do estande do Web Summit Rio.

Qual a importância da parceria da Embratur com o Google? E com o Airbnb?

Roberto Gevaerd –  Quando a gente criou o EmbraturLAB, imaginamos dialogar com startups, mas também conversar com as grandes empresas de tecnologia. São ecossistemas que se retroalimentam. E o grande parceiro nesse sentido é o Google, que já traz toda uma marca e uma série de produtos a serem ofertados para o trade turístico.

Com o Google, em especial, é importante nessa nossa leitura sobre tecnologia que a gente garanta e faça ações que aumentem a presença digital das empresas, dos pequenos e médios negócios, nas redes na internet. Usualmente fechamos nossos pacotes [de viagem] e compramos serviços pela internet. Temos que qualificar as empresas para que usem melhor as tecnologias e os serviços que já são ofertados pelo Google de maneira gratuita. Estamos nessa construção de potencializar a digitalização do setor.

O Airbnb já é uma lógica diferente. Vamos para a experiência. Que tipo de experiência a gente pode construir para aquele usuário que usa o Airbnb como plataforma de hospedagem? Estamos construindo na lógica, e é uma prioridade para a Embratur o afroturismo. Para quem for se hospedar no Rio de Janeiro, lançaremos isso em junho, em um momento específico. Você vai ter acesso a rotas e serviços de afroempreendedores, o que fortalece também essa construção programática e estratégica da Embratur focada em afroturismo.

Falaremos com representantes da Claro sobre a transformação do turismo por meio da democratização de dados. O que você pode destacar sobre o tema?

Roberto Gevaerd – Entre as grandes mudanças e novas estruturas da Embratur dessa gestão, uma parte vem da área de dados e de inteligência. Não temos como pensar nossa estratégia de comercialização e de promoção sem ter cada vez mais informação de com quem a gente está falando, para quem a gente vai falar, e entender o dia a dia dos voos e dos hotéis. Passa a ser fundamental pra gente efetivar e melhorar essa estratégia.

Nessa construção, o EmbraturLAB, junto com a gerência de dados, vem construindo uma série de ações conjuntas nesse primeiro momento focadas no Rio de Janeiro, para entender como os turistas se comportam. Entender essa movimentação e qualificar cada vez mais as informações é fundamental pra gente melhorar nosso serviço e estratégia de promoção.

As operadoras telefônicas também são empresas de tecnologia. É uma aproximação fundamental e que a gente está dando os primeiros passos. Daqui a pouco teremos mais ações conjuntas, inicialmente, com a Claro. Mas, quem quiser conversar, a Embratur e o EmbraturLAB estão abertos para fazer esse diálogo.

A RioGaleão também vai conversar com a Embratur no evento. Um dos temas deve ser o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (Pati). De que forma a conversa com a RioGaleão vai abordar o tema?

Roberto Gevaerd – Dentro do programa que a gente fechou parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e o Ministério do Turismo, uma das ações programadas é na área de inovação. Estamos conversando com as concessionárias. Estamos no Rio e é muito natural que a gente converse com a RioGaleão, mas a ideia é que junto com a Acate [Associação Catarinense de Tecnologia], que é uma associação de Santa Catarina, a gente faça também um edital para promover e encontrar novas soluções para o serviço aeroportuário. Principalmente na hospitalidade.

Quando você chega ao aeroporto, como você pode se identificar, ter mais informação, para onde você vai? Toda essa lógica do aeroporto e do atendimento ao turista vai ser abordada em um edital específico a partir dessa parceria. Vamos conversar um pouco sobre essas necessidades e precisamos nos aproximar cada vez mais das concessionárias para a gente fazer um edital que devemos lançar ainda neste semestre, dentro desse programa que a Embratur está, de promoção e incentivo aos voos. E a tecnologia entra junto, melhorando os serviços aéreos e aeroportuários

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