Relatório ITB World Trends Report analisa as tendências de viagens e oportunidades nas Américas, comparando os resultados das Américas do Sul e do Norte. Em 2011, o mercado sulamericano manteve-se dinâmico, enquanto as chegadas internacionais na América do Norte tiveram um ligeiro aumento e o número de viagens ao exterior foi fraco. Impulsionado pelo forte desempenho econômico de países como Brasil e Argentina, mercados nacionais e internacionais da América do Sul viagens registrou um crescimento de dois dígitos. Para o próximo ano, OMT prevê um aumento de 4 a 5% de turistas internacionais das Américas, em comparação com 6,4% em 2010.
Os tempos de dificuldade econômica vividos atualmente pelos norteamericanos também se reflete na forma como eles tiram férias. A tendência é a consciência dos preços e as pechinchas de viagem. Apenas 23% dos cidadãos dos EUA pretendem viajar para o exterior em 2012, 28% pretendem viajar menos, e 23% não têm planos de viajar para o exterior no próximo ano. Durante os últimos oito meses, o número de chegadas internacionais aumentou em apenas 3%, em comparação com os 7% em 2010.
Por outro lado, muitos países da América do Sul vivem a satisfação de um mercado de viagens que continua a crescer. Ainda que as taxas de crescimento tenham diminuído em comparação com anos anteriores, nos últimos oito meses, as viagens para o exterior cresceram 15%. Os brasileiros ficaram particularmente interessados em viajar. Com ajuda de uma economia robusta e uma moeda nacional forte, as viagens ao exterior cresceram 45% em relação a 2010. O perfil do viajante latinoamericano é relativamente jovem, bem educado e rico, oriundo de mercados em expansão, como Brasil, Argentina e México. A chegada de mais e mais companhias aéreas de baixo custo na América do Sul irá aumentar ainda mais o número de viagens de longa distância. Muitos turistas colocam a América do Sul no topo da sua lista de favoritos. As chegadas internacionais aumentaram 13%, enquanto viagens para Caribe e América Central aumentaram apenas 4% cada.
Os resultados são baseados nas avaliações de 50 especialistas em turismo de 30 países, em especial a análise de tendência IPK International. Detalhes das tendências globais de viagens podem ser encontrados no Relatório Mundial de Viagem ITB Trends 2011, que entrou em operação hoje e pode ser baixado em www.itb-berlin.com .