O governador Jaques Wagner nomeou; nesta terça-feira (18/01); os cinco novos secretários do governo da Bahia. Conforme adiantou o MERCADO & EVENTOS; Domingos Leonelli foi o indicado para assumir a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur).
Leonelli foi secretário estadual de Turismo; no primeiro mandato do governo Wagner; até o início de 2010; quando se desincompatibilizou para concorrer às eleições. O ex-titular da pasta já foi deputado federal por três mandatos e também deputado estadual. Além disso; foi também secretário municipal de Salvador por duas vezes.
A gestão de Leonelli na Setur; entre 2007 e 2010; foi responsável pelo aumento de U$ 2;2 bilhões para U$ 5;7 bilhões em investimentos estrangeiros para a hotelaria. No período; 23 empreendimentos hoteleiros passaram a ter interesse em se instalar na Bahia e mais de dez novos hotéis foram inaugurados.
Como secretário; criou o Sistema Integrado de Informações Turísticas; com o maior call center de turismo do país; o Disque Bahia Turismo; que disponibiliza informações 24 horas; em inglês; espanhol e português; através do número (71) 3103-3103.
Além disso; novos produtos e novos segmentos turísticos foram criados; como o Enoturismo; o Espicha Verão; o GP Bahia de Stock Car; o Turismo Étnico e o São João da Bahia; que passou a atrair turistas não só da Bahia; mas de todo o Brasil. O investimento em capacitação profissional saltou de R$ 500 mil anuais; em 2006; para R$ 17;4 milhões; de 2008 até 2010.
Em uma constante busca para ampliar a malha aérea do estado e atrair mais turistas; Leonelli trabalhou junto com as companhias aéreas e a Bahia ganhou 17 novas rotas internacionais; para a Europa; América do Norte e América Latina e quatro novas rotas regionais; para Ilhéus; Vitória da Conquista; Petrolina e Lençóis; que não tinha um voo regular há cinco anos.