Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Turismo em Dados

Ecoturismo responde por 25% das viagens domésticas de lazer no Brasil, diz pesquisa

ecoturismo

Cidades como Bonito (MS), Chapada Diamantina (BA), Jalapão (TO), Ilha Grande (RJ), Chapada dos Veadeiros (GO) e Foz do Iguaçu (PR) estão entre as mais procuradas para a prática (Pixabay)

O ecoturismo ou turismo ecológico foi o principal motivo para uma em cada quatro viagens domésticas realizadas a lazer no Brasil, em 2021, de acordo com dados dados do Boletim do Turismo Doméstico Brasileiro, desenvolvido pelo Ministério do Turismo e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e compartilhado pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).

Os números, ainda segundo a FBHA, demonstram como o comportamento do consumidor de turismo vem mudando e, com isso, surgiram novas motivações de viagens e expectativas que precisam ser atendidas, especialmente neste cenário de pós pandemia, onde a sociedade ficou tão reclusa em casa. O levantamento mostrou que 18,6% dos turistas estrangeiros que visitaram o Brasil foram para a prática direcionada ao ecoturismo.

Ecoturismo ou turismo ecológico é o segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural do Brasil, incentivando sua conservação e buscando a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente. De quebra, ainda promove o bem-estar das populações. Ou seja, quando um turista pratica o turismo ecológico, além de conhecer um novo lugar e se divertir, ele também aprende sobre uma nova cultura e fortalece a atuação de especialistas locais.

“O Brasil é um país de vastas riquezas naturais e com recursos para práticas de trilhas, rapel, arvorismo, mergulho, escalada, montanhismo e rafting que são algumas das atividades que o turismo ecológico proporciona”, comenta Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.

Cidades como Bonito (MS), Chapada Diamantina (BA), Jalapão (TO), Ilha Grande (RJ), Chapada dos Veadeiros (GO) e Foz do Iguaçu (PR) estão entre as mais procuradas para a prática. Entre as atividades, estão o acampamento; caminhada; cavalgada; ciclismo; escalada; rapel; mergulho; descida de bote; entre outras.

Receba nossas newsletters