Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Em um dia, Programa Turismo Cidadão (DF) agenda visitas até agosto

No primeiro dia, após o lançamento do Programa Turismo Cidadão, em Brasília, há grande procura no agendamento da visita aos pontos turísticos por parte das instituições de ensino, igrejas e casas de idosos. Cerca de 40 passeios já foram agendados até o mês de agosto deste ano por 14 instituições diferentes.

Na tarde de ontem, 31 alunos do Centro de Ensino Fundamental nº 2 da Estrutural, 12 assistidos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) e mais 33 idosos foram os convidados de honra do lançamento do programa. O projeto visa promover o turismo cívico-pedagógico, prioritariamente, nas escolas de ensino médio, grupos de risco e idosos.

O conteúdo é adequado de acordo com o público, as crianças que participarem do programa receberão uma cartilha ilustrada pelo Ziraldo com conteúdo elaborado pela Secretaria de Turismo do DF. O foco é a história de Brasília, o papel dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e a importância do título de Patrimônio Cultural da Humanidade concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura – Unesco.

O Turismo Cidadão foi lançado, na tarde da última quinta-feira (10/04), no Centro de Atendimento ao Turista da Praça dos Três Poderes. O evento contou com a presença do ilustrador e cartunista, Ziraldo, a primeira-dama do DF, Ilza Queiroz, o secretário de Turismo do DF, Luis Otávio Neves, representante da Unesco, Isabel de Paula e os parceiros institucionais do programa, como o secretário de Educação do DF, Marcelo Aguiar, secretário do Idoso, Ricardo Quirino, e membros da Visitação Institucional Integrada em Brasília – Viibra.

Segundo uma pesquisa da Secretaria de Turismo do DF, 62% da população não conhece os monumentos de Brasília por dentro e não sabem a história da cidade. “Essa é uma ação de promoção da cidadania, é uma forma de formar uma cadeia de divulgação da nossa cidade juntos aos moradores.”, apontou o secretário de Turismo do DF, Luis Otávio Neves. “Como diz aquela máxima do Turismo, a cidade que é boa para o morador, é boa para o turista”.

O objetivo da Setur-DF é atender cerca de 25 mil pessoas no primeiro ano do programa, entre estudantes do ensino médio e fundamental, idosos e pessoas atendidas pela Sedest e demais grupos organizados da sociedade. Para concretizar o programa, 700 professores e articuladores foram sensibilizados e capacitados, 14 coordenadores regionais e 400 coordenadores locais. Os dois ônibus do Turismo Cidadão têm plataforma elevatória para cadeirantes, e a cartilha ilustrada também tem versão em braile para deficientes visuais e vídeo com áudio-descrição com o conteúdo abordado no material.

Os grupos interessados em participar do programa devem agendar a visita, por meio do email [email protected], mais informações pelo telefone 3214-2764.

Receba nossas newsletters