Durante abertura da 1ª Conferência Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul, realizada ontem (14/12), em Porto Alegre, o presidente da Embratur, Flávio Dino, destacou o papel estratégico do Rio Grande do Sul, por ser uma das 12 cidades-sede e por sua localização geográfica, no Cone Sul do subcontinente. A Embratur publicou portaria, no dia 13 dezembro, que institui a Verba Descentralizada Municipal, que em 2012 vai disponibilizar um orçamento de R$ 5 milhões. A distribuição dos recursos será realizada a partir de um Chamamento Público, no qual um edital estabelecerá os requisitos e critérios para a seleção dos projetos beneficiados.
Dino saudou a conferência, que teve como tema as políticas públicas para o turismo no estado. “Esse era um processo inimaginável há 43 anos, quando o país foi privado de debates sobre formulação de políticas públicas”, ressaltou. Enquanto o presidente da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (Anseditur), Luiz Fernando Moraes, comemorou a iniciativa da 1ª Conferência Estadual de Turismo e parabenizou a Embratur.
O governador do Rio Grande do sul, Tarso Genro, também compareceu ao evento, acompanhado da secretária do Turismo do Estado, Abigail Pereira. “O mercado do turismo só pode funcionar com a intervenção do Governo para fazer aflorar os aspectos culturais de uma região, assim haverá uma relação de mercado que vai atrair investidores. Temos de criar oportunidades para um turismo regional específico, com total aproveitamento das potencialidades”, afirmou Genro.
Entre os presentes na conferência, estava também o presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Domingos Leonelli, que pediu aprovação da Conta Satélite do Turismo, que segundo ele, permitirá destrinchar o impacto do turismo na economia e mostrar o peso que ele tem no país. Além da presença do deputado federal Danrlei de Deus, que estava representando a Comissão de Turismo da Câmara e pediu mais investimentos na área.