Câmbio:

Idiomas:

Enit investe 2 milhões de euros em promoção e lança nova sede em SP

Foto de Equipe Mercado & Eventos

Equipe Mercado & Eventos

Publicado - 04/06/2012 - 13:50

Salvatore Costanzo, diretor da Enit, em frente a nova sede da Enit em SP_INTERNA
Salvatore Costanzo, diretor da Enit, em frente a nova sede da Enit em SP_INTERNA

​Com uma política de promoção agressiva no Brasil, a Agência Nacional Italiana de Turismo (Enit) inaugura oficialmente no próximo dia 18 de junho um escritório próprio em São Paulo. Até então, a Enit atuava em conjunto com a Câmara de Comércio Brasil-Itália. O espaço na capital paulista será responsável por direcionar todas as ações da entidade na América Latina. “O Brasil é o nosso principal mercado emissor na região. Recebemos no ano passado cerca de 600 mil brasileiros e para este ano prevemos um crescimento de 20% em fluxo turístico”, destacou Salvatore Costanzo, diretor da Enit, em entrevista ao MERCADO&EVENTOS nesta segunda-feira (04/06), na nova sede da Enit na capital paulista. Ele, que visita o Brasil pela primeira vez, anunciou que nos próximos três anos, a Enit investirá em torno de 2 milhões de euros no mercado brasileiro.

O tempo de permanência e o gastos do visitante brasileiro também vem aumentando. Na Itálo, de maneira geral, o turista do Brasil fica de 10 a 12 dias, gastando uma média de US$ 180. “Esse valor representa 20% de incremento”, completou. Somente na capital italiana, o brasileiro fica entre três e quatro dias. “Percebemos ainda um maior interesse no turismo corporativo. Cerca de 30% dos brasileiros que visitaram o território italiano em 2011 vieram para fazer negócios”, comentou Costanzo. O novo escritório da Enit está localizado na Rua Estados Unidos, número 325, e contará com cinco colaboradores. O local, segundo Costanzo, foi escolhido para servir como ponto de encontro para o relacionamento e os negócios entre operadores brasileiros e italianos. “Ao mesmo tempo, esses profissionais poderão conhecer mais sobre as peculiaridades de cada uma das regiões italianas. Nosso país é dividido em 20 zonas turísticas e cada uma delas tem uma história, uma gastronomia. É como se o turista viajasse para diversos países. Essa característica não se vê em outras nações da Europa”, ressaltou o diretor.

A partir desse lugar, a Enit trabalhará em colaboração com os operadores brasileiros, prestando consultoria para a segmentação da oferta turística. “Queremos estimular um turismo mais diversificado e estamos reforçando a formatação de novos roteiros”, lembrou Costanzo, mencionando que a região sul da Itália vem atraindo cada vez mais a atenção do visitante brasileiro. “A Costa Malfitana e a Sicília são os destinos mais procurados tanto nas áreas de cultura e gastronomia como para eventos”, acrescentou. Roma, capital italiana, continua sendo a cidade italiana mais buscada para turismo. Atualmente, as ligações aéreas entre Brasil e Itália são feitas pela Alitalia e Tam a partir de frequências diárias. Os voos partem de São Paulo e Rio de Janeiro com destino a Roma. “Além disso, a Toscana está em tratativas com a Alitalia para viabilizar voos diretos entre o destino e o Brasil.

O escritório também conta com um espaço gourmet. A ideia, de acordo com Costanzo, é realizar eventos com o melhor da gastronomia italiana, pelo menos, duas vezes por mês. Para a inauguração da nova sede da Enit estão confirmadas a presença de autoridades do governo italiano. O destaque é para o diretor do Ministério do Turismo da Itália, Roberto Rocca. Também está prevista a participação do diretor do departamento de estruturação, articulação e ordenamento turístico do Ministério do Turismo do Brasil, Ricardo Moesch. O evento será ainda marcado por uma exposição de nove obras enfatizando os destinos da Itália e pela apresentação do compositor ítalo-brasileiro, Franco Cava. “Ele cantará a música Mediterrália. Uma das canções mais baixadas atualmente pelo you tube”, falou. 

Leila Melo