A 20ª edição do Rally dos Sertões foi iniciada oficialmente no último domingo (19), pelo Governo do estado por meio da Secretaria de Turismo. A prova conta com a participação de pelo menos 230 competidores entre motos, carros, caminhões, quadricilos e UTVs. Nesta primeira etapa uma equipe maranhense composta por 14 competidores saiu vencedora.
Na primeira etapa, São Luís – Barreirinhas foram 134 km de deslocamento inicial, 176 km de especial e 55 km de deslocamento final, totalizando 365 km. O Secretário de Turismo, Jura Filho, que acompanha e prestigia a prova, se diz um dos maiores torcedores da equipe Maranhão no Sertões, “Estou torcendo muito pela equipe maranhense, porque já somos vitoriosos em participar e tenho certeza que estamos muito bem representados”, comemorou.
Na categoria Quadriciclo, a vitória ficou com Luiz Traquinio Cruz, o Luizinho. O piloto considerado calmo por toda a equipe chegou finalizando a especial com 3h14min, seguido também por Bento da Silva, o Jatobá, e Marcelinho Medeiros. “Estou feliz porque começamos bem e temos certeza que vamos todos continuar a nos empenharmos no sentido de continuar proporcionando orgulho para os maranhenses”, falou.
Nas motos, a primeira colocação ficou para o mineiro Felipe Zanol o piloto foi o mais veloz, completando o trecho em 02h43min. O maranhense experiente Ricardo Medeiros ficou com a nona posição.
“Vamos buscar com muito afinco o melhor resultado para o estado e temos ainda outras nove etapas o que nos estimula além é claro do carinho que recebemos por onde passamos”, declarou.
Já na categoria UTV, que estreia de forma experimental no rally deste ano, vitória ficou com Heronaldo Segundo / Guga Costa com o tempo de 3h12m.
Segunda Etapa
Nesta segunda-feira (20), a caravana segue para o município de Bacabal, também no Maranhão. São 514 km no total (1 km – deslocamento inicial; 148 km – especial; 365 km final). A especial é praticamente 100% areia e haverá um trecho de 30 km com navegação por GPS nas dunas. A largada será às 7h45.
Os bastidores das categorias moto, caminhão leve e quadriciclo que compõem a equipe Maranhão no Sertões patrocinada pelo Governo/Cemar, podem ser acompanhados nas redes sociais, por meio do facebook (Equipe Maranhão no Sertões) e no twitter (@maranhaosertoes)
Filipe Cerolim