De acordo com a mais recente pesquisa do World Travel Monitor, encomendada pelos organizadores do ITB Berlin, nos últimos cinco anos, houve um crescimento de dois dígitos no segmento de Esportes entre os turistas europeus.
Os alemães lideram a demanda, respondendo a 42% dos nove milhões que procuram férias esportivas no exterior. Em segundo lugar, estão os holandeses, com 14%. Nos outros países europeus, a demanda média é de 6%.
A Áustria é o destino mais popular, com 24% do mercado. Em seguida, Alemanha e Itália, com 11% cada. O crescimento foi mais expressivo que o do segmento de Cruzeiros, que tem liderado o ranking nos últimos anos.
Entre as atividades preferidas pelos turistas europeus, estão as caminhadas (38%) e os passeios de bicicleta (23%). Em terceiro lugar, o automobilismo – carro, moto e lancha – com 14%. O golfe figura o quarto lugar, com 10% da preferência.
Para o Diretor do Centro de Competência Centro de Competência de Viagem e Logística da Messe Berlin, Dr. Martin Buck, “as férias esportivas são um segmento com um sério potencial para o turismo no futuro. A crescente conscientização do corpo e da mente significa que as pessoas estão cada vez mais interessadas em melhorar sua saúde, especialmente nas férias”.
Sobre o perfil do turista de esportes europeu, geralmente, pertencem às partes mais ricas da sociedade. Ostentando em média 43 anos, a maioria deles não tem ou não mora com filhos. A predominância é de homens. Os alemães têm em média 45 anos, podendo ser mais velhos.
O ITB Berlin 2012 acontecerá de 7 a 11 de março, sendo restrita ao trade nos dois primeiros dias. Paralelamente, ocorrerá a ITB Berlin Convention – maior evento da indústria de viagens -, que será realizada de 7 a 9 de março.
Em 2011, um total de 11.163 empresas de 188 países expuseram seus produtos e serviços para 170.000 visitantes, que incluiu 110.791 profissionais de turismo.
Informações adicionais estão disponíveis em www.itb-kongress.com