Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Estado de São Paulo ganha Observatório do Turismo

Na home o secretário de Turismo de São Paulo, Roberto de Lucena assinando o termo de cooperação. Aqui, ele com o secretário-executivo do Conselho Estadual de Turismo, Mário Santiago, a professora Telma Darn e o vice-reitor da Ufscar, Adilson Oliveira

Na home o secretário de Turismo de São Paulo, Roberto de Lucena assinando o termo de cooperação. Aqui, ele com o secretário-executivo do Conselho Estadual de Turismo, Mário Santiago, a professora Telma Darn e o vice-reitor da Ufscar, Adilson Oliveira


Em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo (Setur-SP) lançou nesta terça-feira (24) o Observatório do Turismo Paulista. O órgão assinou um termo de cooperação com a universidade para a realização dos estudos, que serão coordenados pelos pesquisadores e alunos de Turismo da instituição.

O secretário de Turismo do estado, Roberto de Lucena, afirmou que este é um marco para o setor. Ele reiterou que o Observatório é uma ferramenta necessária para o fomento do Turismo do Estado, uma vez que o diagnóstico da atividade vai permitir um melhor planejamento dos investimentos e ações do órgão. Entre os indicativos propostos estão o  comportamento da demanda, geração de empregos e negócios gerados.

“Temos uma riqueza e potencial muito grande a oferecer no Turismo. Há condições de desenvolver muito o setor como grande gerador de desenvolvimento se fizermos a lição de casa. Podemos permitir que este crescimento aconteça de forma natural, como foi até hoje, ou ter o estado neste papel de liderança”, afirmou Lucena. “Para isso, precisamos saber o que temos e este inventário é essencial para o desenvolvimento de um plano estratégico para o Turismo pensado a longo prazo”, complementou.

Os estudos do Observatório serão coordenados pela professora Telma Darn, que lembrou que a Ufscar é a única universidade federal a oferecer o curso de Turismo. Ela reiterou que produzir este observatório é uma missão grandiosa e prometeu um diagnóstico profundo do setor no Estado. “Temos como missão diagnosticar 644 municípios e faremos um diagnóstico completo com a contribuição significativa dos nossos alunos e pesquisadores”, disse.

Também presente no lançamento, o vice-reitor da Ufscar, Adilson Oliveira, ressaltou que iniciativas como estas aproximam a sociedade da academia. Para ele, a missão da universidade vai além da formação dos seus alunos e deve ser também interagir com a sociedade. “Temos que ultrapassar os nossos muros e gerar conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento do estado e do país”, destacou.

Fotos: Eric Ribeiro

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.