Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Encontro de Lideres / Política

Estados do Nordeste revelam ações que mantém o Turismo como vetor econômico

FORTALEZA – O “Turismo Como Vetor de Diversificação e Impulsionamento Econômico” foi o painel que encerrou a programação do II Encontro de Líderes. Participaram do debate o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, o presidente da Emprotur, Bruno Reis, e o secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, mediados por Diogo Cotrin, CEO da Nostrun Partners. Quem logo começou o debate foi Brandão, ao destacar que o Governo do Estado do Maranhão entende que o Turismo é uma fonte rica de emprego, renda e desenvolvimento.

DSC_9824

Participaram do debate o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, o presidente da Emprotur, Bruno Reis, e o secretário de Turismo do Ceará (Eric Ribeiro/M&E)

“Assumimos em 2015 com uma série de desafios para desenvolver o turismo e outras áreas. A prioridade foi o investimento na segurança do Estado. Como chamar a atenção do empresário com uma das 50 capitais mais violentas do Brasil? Reduzimos 63% o número de homicídios, fizemos um grande investimento com 1,1 mil novas viaturas, promoção de militares, entre outras investidas que melhoraram a segurança”, afirmou Carlos Brandão, vice-governador do Maranhão. “Nos últimos oito anos nunca tivemos uma ocupação hoteleira como agora. E nos últimos cinco tivemos o maior crescimento no movimento de passageiros em nosso aeroporto. São investimentos realizados em todas as áreas, e estamos tendo êxito! Isto porque o investidor tem que ter confiança para investir, com a redução de impostos e burocracia, além de capacitação de nosso povo”, completou.

E como o Ceará chegou onde chegou? O anfitrião e secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, afirmou que são 20 anos de trabalho, desde o ponto inicial de desenvolver uma secretaria de Turismo, até os resultados que o Estado usufrui atualmente. “Desde o começo, o dinheiro destinado ao Turismo foi investido em transformação, em promoção e em publicidade, o que acontece até hoje. Dentro do Nordeste, temos receitas menores que outros estados, mas conseguimos transformar muito mais no desenvolvimento do Turismo. E em todos estes anos, o planejado era focar na infraestrutura, porque não há turismo sem infra. Neste tempo, foram realizadas intervenções em saneamento, na construção de estradas, roteiros e aeroportos”, disse Arialdo Pinho.

“Dentro do Nordeste, temos receitas menores que outros estados, mas conseguimos transformar muito mais no desenvolvimento do Turismo. E em todos estes anos, o planejado era focar na infraestrutura, porque não há turismo sem infra”, afirma Arialdo Pinho.

O secretário ainda lembrou da história do hub da Air France-KLM, investida iniciada em maio de 2018 que o Ceará hoje já colhe os frutos. “Estamos numa fase de maturação e consolidação do hub. Somente neste ano mais de 60 mil franceses e outros 60 mil holandeses já visitaram o Ceará este ano, sem falar nas operações da Air Europa a partir de dezembro. Vamos chegar a este ano a 500 mil turistas estrangeiros. E a nossa missão é conectar o Ceará à Ásia e África. Se eu conseguir neste governo, ficarei muito realizado e feliz”, completou o secretário.

Para Bruno Reis, presidente da Emprotur, existem desafios que precisam ser enfrentados. “Como a digitalização do turismo, já que as ferramentas de compram mudaram. Outro ponto tem a ver com a malha áerea no Rio Grande do Norte que, em 2018, sofreu muito com a crise brasileira e a saída da Avianca Brasil. É um ponto que já ajustamos e alteramos também o regime do QAV do Estado, fazendo com que Latam, Azul e Gol operem novas frequências”, afirmou. “Outro desafio que temos é uma maior uma diversificação da oferta para nossos principais emissores., porque vamos muito além de Natal e Pipa, temos muito mais do que isso para contar. Queremos explorar o turismo de luxo, ecoturismo, aventura, base comunitária, corporativo, de esportes, bem como destinos do Litoral Sul, como Galinhos, Touros, São Miguel do Gostoso e Maxaranguape”, finalizou o presidente da Emprotur. barra de logos nova-01 (1)

Receba nossas newsletters