Após a crise de 2008, o mercado de Turismo e especificamente o segmento MICE (Meeting, Incentives, Congress & Exhibitions) passou não só por uma recuperação, mas também por uma readequação de seus formatos. É o que aponta o relatório Event Trends: 2008-2012, produzido pela consultoria Active Network, sobre o panorama desta área nos Estados Unidos.
Entre as tendências deste novo momento, a publicação aponta o fato de as empresas estarem realizando reuniões menores: 50% dos eventos e reuniões realizados em 2012 no país contaram com menos de 50 pessoas, e com duração menor, de até dois dias. Além disso, há um planejamento mais cuidadoso do uso de companhias aéreas para evitar um budget flutuante. Outra medida apontada pelos viajantes é o corte em despesas com refeições e outros serviços, e também a busca por hotéis com melhor custo-benefício.
Estas práticas adequam-se ao cuidado que as companhas vêm tomando, desde a crise, para o maior controle das despesas com viagens e eventos. As previsões para 2013 variam de um aumento de 4,8% nos gastos com eventos, segundo dados da Carlson Wagonlit Travel utilizados pelo estudo, para uma queda de 1% estimada pelo American Express Global Business Travel Forecast 2013.
Juliana Bellegard