Câmbio:

Idiomas:

Estudo da FGV aponta viabilidade de novo centro de convenções em Paraty

Foto de Editorial Mercado & Eventos

Editorial Mercado & Eventos

Publicado - 09/09/2011 - 18:22

Um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas para o Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR) aponta a viabilidade de concessão pública, construção e gestão de um centro de convenções no município de Paraty, com capacidade para 1.500 pessoas.

Em 2008, o Paraty Convention & Visitors Bureau, através da Lei Municipal 1.598/2008, recebeu a concessão do uso de um imóvel de 10 mil metros quadrados no bairro de Bananal, onde seria contruído o centro. Entretanto, o terreno mais indicado, de acordo com o estudo, fica no bairro de Caborê, a aproximadamente 10 km da BR-101. Na área de 15 mil metros quadrados deve ser construído um estacionamento com cerca de 500 vagas e de uma área externa urbanizada, para receber pequenos eventos da comunidade. Foi proposto também um modelo de gestão partilhada.

A partir desses dados, o Paraty Convention & Visitors Bureau vai agendar uma reunião com a Unidade Gestora do Programa (UGP) do Prodetur para tratar dos assuntos relacionados com o Projeto Básico apresentado pela FGV, entre eles a elaboração do Projeto Executivo, licenciamento junto aos órgãos ambientais, aprovação do IPHAN e obras de infraestrutura urbana. Serão discutidas também as formas contratuais para mediar a concessão para a iniciativa privada.