
Com o objetivo de avaliar o dano que a tragédia das chuvas causou a imagem de Petrópolis; a 3com comunicação empresarial desenvolveu um estudo; cujo resultado indica que entre os usuários da internet; a imagem da Cidade Imperial pode não ter sido afetada pela tragédia das chuvas. O estudo foi baseado nas pesquisas realizadas no Google; em todo o território nacional; entre os dias 10 de janeiro e 5 de fevereiro de 2011; sobre os municípios de Petrópolis; Teresópolis e Nova Friburgo.
Durante o período analisado; o termo “Nova Friburgo” foi o mais pesquisado e os usuários que demonstraram maior interesse nesta pesquisa foram do Rio de Janeiro; Belo Horizonte; Salvador; Brasília e São Paulo. “Teresópolis”; que ficou em segundo lugar no ranking de pesquisas no período; despertou o interesse apenas de usuários do Rio de Janeiro e São Paulo; mas os caminhos de busca identificados pelo Google; mostram que a imagem do município também foi muito afetada. Já para o termo “Petrópolis”; o Google não identificou nenhum volume de pesquisa fora do padrão. O maior número de acessos interessados na Cidade Imperial foi gerado pelas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo e o principal caminho de busca no período foi “Petrópolis RJ”.
A análise dos números referentes às pesquisas realizadas no Google; ao longo dos últimos dias; indica que aparentemente; os usuários sabem que Petrópolis foi pouco afetada. A falta de interesse pelo termo Petrópolis pode ser justificada ainda pela diferença no número de mortos; que foi divulgado e atualizado constantemente por todos os meios e veículos de comunicação. De toda forma; esse fato isolado pode não ser plenamente positivo; pois ao aumentar o período analisado para 90 dias; percebe-se uma redução nas regiões interessadas pela cidade; além do Rio de Janeiro e São Paulo; Rio Grande do Sul; Bahia e Minas também pesquisavam sobre a cidade. Ao analisar o tráfego referente ao mês de janeiro de 2010; além do Rio de Janeiro e São Paulo; aparece também o Rio Grande do Sul.
“O estudo indica que estamos no caminho certo. Estamos focados em criar e divulgar eventos que despertem o interesse e o desejo no turista de visitar a cidade”; afirma Marcelo Fiorini; presidente do Sicomércio e integrante do CAPP.
Gráfico aponta resultados do estudo