Panamá
Autoridades seguiram acompanhando os efeitos do tremor e as informações relacionadas ao risco de tsunami (Reprodução/Visit Panama Oficial)

Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu o sul do Panamá nesta sexta-feira (9) e levou à emissão de alertas para possíveis tsunamis em áreas costeiras de países da América Central e da América do Sul. O tremor foi sentido na Cidade do Panamá e na Costa Rica, segundo informações divulgadas após o registro sísmico.

O epicentro foi localizado nas proximidades de Pitaloza Arriba, no sul do país. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) registrou inicialmente magnitude 7,6, enquanto outras avaliações apontaram valores diferentes durante as primeiras atualizações do evento.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, ligado ao Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, informou que ondas potencialmente perigosas poderiam atingir trechos das costas do Panamá, Colômbia, Costa Rica, Equador, Peru, Nicarágua, Guatemala, El Salvador e México. O órgão recomendou que as autoridades locais orientassem as populações das áreas sob risco.

Tremores secundários foram registrados

Após o terremoto principal, outros tremores foram registrados na região. De acordo com as informações iniciais, um deles teve magnitude 5,5 e ocorreu nas proximidades de Bajo Corral. Uma terceira ocorrência também foi identificada no sul do Panamá.

A sequência de tremores levou à continuidade do monitoramento pelas autoridades. Até a última atualização das informações disponíveis, não havia um balanço consolidado de vítimas ou danos em todo o país.

Canal do Panamá mantém operações

A Autoridade do Canal do Panamá informou que a hidrovia continuava operando normalmente após o terremoto. O canal é uma das principais rotas marítimas do comércio internacional e conecta os oceanos Atlântico e Pacífico.

As autoridades seguiram acompanhando os efeitos do tremor e as informações relacionadas ao risco de tsunami. Os alertas podem ser atualizados conforme novas análises sísmicas e observações do nível do mar forem disponibilizadas.

*Com informações de G1