Câmbio:

Idiomas:

Um dos maiores terremotos na Rússia provoca ondas gigantes e deixa região do Pacífico em alerta

20250730 ML06 1 L Um dos maiores terremotos na Rússia provoca ondas gigantes e deixa região do Pacífico em alerta
População ainda deve permanecer cautelosa perto de áreas costeiras e cursos d’água (Reprodução/NHK)

Um terremoto de magnitude 8,8 atingiu a costa leste da Península de Kamchatka, na Rússia, nas primeiras horas desta quarta-feira (30), provocou ondas de até 5 metros em diversas partes do Oceano Pacífico e alertas de tsunamis.

Imagens capturadas por drones mostraram que todo o litoral da cidade ficou submerso, com prédios mais altos e alguns depósitos cercados por água. Já outras divulgadas pela emissora pública NHK mostraram dezenas de pessoas na ilha de Hokkaido, ao norte, no telhado de um prédio, abrigadas do sol em tendas, enquanto barcos de pesca deixavam os portos para evitar qualquer dano causado pelas ondas.

“O terremoto de hoje foi grave e o mais forte em décadas de tremores”, disse o governador de Kamchatka, Vladimir Solodov, em um vídeo publicado no aplicativo de mensagens Telegram.

Cientistas russos disseram que o terremoto foi o mais forte a atingir a região desde 1952. No Havaí, ondas de até 1,7 metros atingiram as ilhas antes que o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico reduzisse seu nível de alerta para o estado, dizendo que nenhum grande tsunami era esperado.

Ondas de tsunami de quase meio metro foram observadas até a Califórnia, e ondas menores atingiram a província canadense da Colúmbia Britânica.

Com isso, ordens de evacuação foram emitidas para moradores de algumas partes da costa oeste dos EUA e no Japão.

O governador do Havaí, Josh Green disse que ainda não houve registro de ondas significativas, mas que ainda há risco de problemas maiores nas próximas horas.

SETOR AÉREO

Os voos partindo do aeroporto havaiano de Honolulu foram retomados de acordo com o departamento de transportes, enquanto o aeroporto principal em Maui permanece fechado, com passageiros abrigados no terminal.

AVISOS EM TODO O PACÍFICO

O Serviço Geológico dos EUA informou que o terremoto foi superficial, a uma profundidade de 19,3 km, e teve seu epicentro 119 km a leste-sudeste de Petropavlovsk-Kamchatsky, uma cidade de 165 mil habitantes. Mas o sistema de Alerta de Tsunami dos EUA informou que ondas de mais de 3 metros são possíveis ao longo de algumas costas da Rússia, nas ilhas havaianas do norte e no Equador, enquanto ondas de 1 a 3 metros são possíveis em países como Japão, Havaí, Chile e Ilhas Salomão.

Kamchatka e o Extremo Oriente da Rússia ficam no Círculo de Fogo do Pacífico, uma região geologicamente ativa que é propensa a terremotos e erupções vulcânicas. “No entanto, devido a certas características do epicentro, a intensidade do tremor não foi tão alta… quanto seria de se esperar de tal magnitude”, disse Danila Chebrov, diretora da filial de Kamchatka do Serviço Geofísico, no Telegram.

“Tremores secundários estão em andamento… Sua intensidade permanecerá bastante alta. No entanto, tremores mais fortes não são esperados em um futuro próximo. A situação está sob controle.”

Tópicos relacionados