A maior festa religiosa da Bahia atraiu cerca de um milhão de pessoas; na manhã desta quinta-feira (13/01); para a Lavagem do Bonfim. Um verdadeiro tapete branco se estendeu pelas ruas do Comércio; com baianos e turistas espalhando paz e mensagens de fé pelos oito quilômetros do percurso.
Um culto ecumênico iniciou a festa; na Igreja da Conceição da Praia; com a presença de grupos de percussão e baianas. Logo em seguida; às 9 horas da manhã; o cortejo foi aberto com uma alvorada; seguida pelo Hino ao Senhor do Bonfim; cantado em coro pela grande multidão presente.
O governador Jaques Wagner deu início ao cortejo ao lado do vice-governador; Otto Alencar; do ministro do Desenvolvimento Agrário; Afonso Florence; do secretário de Turismo da Bahia; Antonio Carlos Tramm; e de outras autoridades. Dentre os pedidos do governador ao Senhor do Bonfim estão o desejo de paz e prosperidade ao povo baiano. “Vim agradecer e pedir paz para o povo baiano”; ressaltou Wagner.
Durante o percurso; o secretário de Turismo destacou a Lavagem como mais uma das grandes atrações do turismo religioso durante a alta estação. “A demonstração de fé; o sincretismo e a cultura do baiano impressionam todos os turistas que vêm conhecer a festa. Este é mais um atrativo para parte dos 6;6 milhões de turistas que a Bahia recebe durante a alta estação”; destacou Tramm.