Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Filme produzido em Trancoso é selecionado para Festival de Cinema em NY

IMG-20220113-WA0001

Selo oficial da seleção do filme para o Festival de Cinema de Nova York

“Os Construtores”, o curta-metragem produzido na Oficia de Cinema do IV Festival de Cinema de Trancoso, realizado no distrito, no sul da Bahia em novembro de 2021, acaba de ser selecionado para exibição no Festival de Cinema de Nova York (EUA), que acontecerá em junho de 2022.

O filme  desperta para a ressignificação dos encontros individuais e coletivos e tem carreira promissora nos festivais de cinema do mundo na atualidade e representa o simbolismo da reconstrução do Brasil, pois há entre os personagens Pedro Álvares Cabral e os índios Pataxós, e aborda ainda os temas das ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU para a Agenda 2030, visando um mundo melhor e mais sustentável.

A linguagem é universal, metafórica e musical. O filme é uma homenagem à série original da Netflix “La Casa de Papel”, onde os personagens representam as capitais do Brasil e à Dib Luft, diretor de fotografia que revolucionou a forma de filmar no Cinema Novo, destacando o Brasil e nossa linguagem fílmica nos maiores festivais de cinema do mundo.

O curta foi filmado nos pátios da Trancoso Madeiras e em plano sequência, ou seja, sem cortes e com 50 pessoas em cena. Os participantes são dos distritos de Trancoso, Arraial d´Ajuda, Caraíva, Itabela e de Porto Seguro.

A idealizadora e diretora do festival, Flávia Barbalho, expressou sua gratidão aos patrocinadores que tornaram possível essa imersão cinematográfica em Porto Seguro e agora para o exterior.

“Agradecemos à Secretaria Municipal de Turismo de Porto Seguro, aos patrocinadores locais e à imersão cinematográfica em nossa região. Nosso festival é inclusivo, mobiliza toda a cadeia cinematográfica do Brasil e a comunidade local. Foram 30 hora\aula durante a Oficina de Cinema, diversos profissionais envolvidos para a realização do festival, que conta com a programação e exibição de filmes gratuitamente”, conta a diretora.

O curta-metragem foi produzido com a participação de 78 jovens capacitados durante o ano.

A 5ª edição do Festival Internacional de Cinema de Trancoso abordará o tema “Novas Referências”, e já tem data marcada: de 9 a 17 de setembro de 2022.

 

 

Receba nossas newsletters