A seleção 2024 do Guia Michelin Miami, Orlando e Tampa foi anunciada e nove restaurantes se juntaram ao seleto grupo de restaurantes com estrelas Michelin na Flórida. No total, 26 restaurantes foram premiados com estrelas pelos inspetores anônimos do Guia Michelin, com o L’Atelier de Joël Robuchon Miami permanecendo no topo da lista com duas estrelas Michelin. A seleção deste ano inclui 149 restaurantes e 38 tipos de cozinha com as novas estrelas, incluindo japonesa, peruana, vietnamita e escandinava.
“Desde a chegada do Guia Michelin à Flórida em 2022, houve um crescimento significativo no cenário da culinária local do estado, provando que a Flórida é um destino gastronômico líder para viajantes vindos de cidades próximas e distantes”, disse Gwendal Poullennec, diretor internacional dos Guias Michelin. “Além dos nove novos restaurantes premiados com uma estrela MICHELIN, é com grande entusiasmo que anunciamos pela primeira vez os restaurantes Green Star na seleção, demonstrando o compromisso destes estabelecimentos com uma gastronomia mais sustentável”, complementou.
Orlando
Camille (cozinha vietnamita) – O Chef Tung Phan pegou o conceito pop-up e tornou-o permanente neste espaço próximo ao Lago Baldwin. Os lugares no balcão oferecem o menu de degustação vietnamita-francês de dez pratos, enquanto os assentos nas cabines oferecem uma versão reduzida. Com raízes nas técnicas francesas, os sabores vietnamitas recebem um toque refinado.
Natsu (cozinha japonesa) – No Natsu, há apenas duas sessões por noite neste omakase intimista, onde um balcão de 10 lugares ocupa uma sala de estilo espartano. As refeições começam com quatro pratos dos chefs Stone e Sky.
Papa Llama (cozinha peruana) – O casal Kevin e Maria Ruiz prepara receitas de uma culinária peruana moderna, cheia de ingredientes brilhantes com um toque de elegância, e o menu de degustação de vários pratos é uma forma acessível (e econômica) de provar a sua cozinha.
Victoria & Albert’s (cozinha contemporânea) – Localizado no complexo Disney, o Grand Floridian Resort é um restaurante disputado. O ambiente é intimista e o ritmo é o de uma valsa de três horas, orquestrada pela equipe de profissionais veteranos. O chef Matthew Sowers cozinha com uma energia contínua e inspira-se em influências que vão da Ásia aos países nórdicos.
Miami
EntreNos (cozinha contemporânea) – Os chefs Evan Burgess e Osmel Gonzalez estão no comando deste local aberto apenas para o jantar, onde um bem-organizado menu à la carte dá destaque às estações do ano da Flórida (e quase todos os ingredientes vêm do Sunshine State). O espaço eclético tem um toque convidativo e o balcão alto de jantar oferece uma vista privilegiada da cozinha aberta. Aqui, os ingredientes de alta qualidade aliam-se a mãos hábeis.
Ogawa (cozinha japonesa) – O chef/coproprietário Masayuki Komatsu marca presença com um omakase que surpreende com uma série de pratos tentadores e uma sequência de niguiri preparados com maestria. Há desde filhotes de enguias marinhas com ovo de codorna curado com soja e lulas do recife com molho shiso-miso até filhotes de caranguejo e ovas de arenque ao estilo japonês.
Shingo (cozinha japonesa) – O chef Shingo Akikuni, sempre simpático e acolhedor, retornou, agora de volta à ação atrás de um espaçoso balcão de 14 lugares em Coral Gables. O chef Akikuni e o seu subchef lidam com a multidão sem sobressaltos e até trocam de lado no meio do preparo da refeição. Assim que a sala se enche com o aroma forte de vinagre para misturar ao arroz de sushi, é hora de começar as apostas.
Tampa
Ebbe (cozinha contemporânea) – O restaurante homônimo do chef Ebbe Vollmer, localizado no centro da cidade, não é o típico restaurante de Tampa. Elementos escandinavos compõem os pratos daqui, evidenciando a origem sueca do chef, e a culinária é inteligente e confiante, sem exageros. A arte do empratamento ocupa o centro do palco nas receitas.
Kōsen (cozinha japonesa) – Embora seja um local com dois conceitos (o Kō é um espaço separado para o kaiseki), todos os olhos devem estar voltados para o omakase, que o chef Wei Chen executa com habilidade e precisão.
Estrelas verdes Michelin
Kaya (Orlando – Cozinha filipina) – Iniciativas: mais de 90% dos produtos são provenientes de fazendas da Flórida; aquisição de produtos e frutos do mar de fornecedores locais com a intenção de melhorar o ecossistema restaurante-agricultor-comunidade; redução de desperdício por meio da utilização intencional e criativa de subprodutos.
Los Félix/Krüs Kitchen (Miami; cozinha mexicana/contemporânea) – Iniciativas: eliminação do uso de óleos de sementes; parceria com produtor local que utiliza o sistema de cultivo milpa MILPA e promove a harmonia dos vegetais; aquisição de espécies de peixes de fornecedor local; carnes bovina, de cordeiro e porco provenientes de animais alimentados à base de capim.
Bib Gourmand
Os inspetores do Guia Michelin encontraram 33 restaurantes dignos da distinção Bib Gourmand, que reconhece a boa comida a um preço excelente. São restaurantes onde se pode consumir dois pratos e uma taça de vinho ou sobremesa por cerca de 50 dólares. Foram 18 na região de Miami, 11 na área de Orlando e 4 em Tampa.