Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Forte de Coimbra, no Pantanal, receberá projeto de intervenção

Forte de Coimbra no Mato Grosso do Sul (Foto: Iphan)

Forte de Coimbra no Mato Grosso do Sul (Divulgação/Iphan)

De importância ímpar para a constituição do território nacional e defesa das fronteiras brasileiras, o Forte de Coimbra, localizado no pantanal sul-mato-grossense, receberá projetos de melhorias visando manter o bom funcionamento do patrimônio. A iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Mato Grosso do Sul (Iphan-MS), que terá aporte de R$ 385 mil, será elaborada por empresa especializada, contratada por meio de licitação, e terá todo o processo de execução acompanhado pelo Instituto.

Dentre as intervenções previstas, está a readequação dos espaços internos e do uso do forte para visitações, assim como trabalhos na rede de reservatórios de água e nas instalações elétricas. O Exército Brasileiro, responsável pela edificação, terá participação ativa nas discussões dos projetos arquitetônico, de intervenção e complementares que devem ser entregues no prazo de dez meses.

O Forte

O Forte de Coimbra, construído no século XVIII, foi cenário de diversas batalhas entre portugueses e espanhóis. Durante a Guerra do Paraguai (1864 a 1870), teve papel importante nas batalhas travadas, sendo fundamental para a consolidação da fronteira oeste do Brasil.

Toda sua peculiaridade fez com que a edificação militar integrasse o conjunto de fortes brasileiros candidatos a Patrimônio Mundial. O reconhecimento nacional veio em 1974, quando foi registrado como o primeiro forte tombado pelo Iphan no território do Mato Grosso do Sul.

Sucessivamente atacado por guaicurus no final do século XVIII, por espanhóis em 1801 e por paraguaios em 1864, o Forte de Coimbra passou por diversas recomposições e adaptações, até uma última reforma pelo Exército em 1908. O Forte tem como atrações visita à parte alta da construção, de onde se observa o rio Paraguai ao lado de antigos canhões, além do passeio à vila de moradores e à gruta Buraco do Soturno.

Receba nossas newsletters