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Foz prevê crescimento de 7% de turistas em 2012 e anuncia novidades

Mauro Sebastiany, presidente do Iguassu CVB
Mauro Sebastiany, presidente do Iguassu CVB

Em entrevista exclusiva ao MERCADO & EVENTOS, o presidente do Iguassu CVB, Mauro Sebastiany revelou que Foz do Iguaçu deve ter um crescimento de até 7% no número de turistas em 2012. De acordo com o executivo, só este mês, houve um aumento de 20% comparado com o mesmo período de 2011.

Atual quarto sítio hoteleiro do Brasil, o dirigente do ICVB também antecipou que novos empreendimentos serão construídos na região. Com os recentes investimentos, a cidade deve superar a casa de 21 mil leitos e pretende aumentar ainda mais até 2014, ano de Copa do Mundo no Brasil.

“Hotéis de diferentes portes já estão em processo de ampliação e reformas em suas estruturas para acomodar o número crescente de visitante. A Rede Ibis vai inaugurar um empreendimento até 2013 e a Hilton também deve construir um hotel na região”, anunciou.

Ainda de acordo com o executivo, a cidade deverá receber até 2014 um investimento estimado de R$ 715 milhões destinados ao turismo. “Este resultado será obtido graças a implantação da gestão integrada e os grandes eventos, como o Mundial da Fifa e Olimpíadas de 2016. A maior parte destes recursos serão aplicados na hotelaria que deverá consumir cerca de R$ 279 milhões.

Atualmente, o setor hoteleiro representa 88,5% dos investimentos pretendidos pela iniciativa privada. Do total previsto, R$ 194 milhões equivalem a construções ou ampliação. Entre 2007 e 2014 a quantia aplicada neste segmento atingirá R$ 540 milhões.

Mauro Sebastiany também antecipou que Foz do Iguaçu, na tríplice fronteira do Brasil com Paraguai e Argentina, quer transformar seu aeroporto, atualmente com 30 voos diários, em porta de entrada para o Brasil pela costa oeste do continente americano. O investimento será de aproximadamente R$ 500 milhões e ampliaria o número de voos diários para 100, triplicando a capacidade do terminal.

“As obras incluem nova pista, hangar para aviação executiva e novo terminal de cargas, devem começar após a Copa de 2014. A posição geográfica de Foz do Iguaçu permite rápida ligação, por Lima ou Santiago, com EUA, China, Índia, Coreia do Sul, Austrália e Japão. A Copa Airlines nos procurou para fazer um voo Foz-Panamá”, comentou.

O executivo também deu detalhes sobre o projeto Beira Foz que tem como objetivo a construção de um espaço urbano estruturado nas áreas próximas aos rios Paraná e Iguaçu. Com orçamento de R$ 1 bilhão, a obra prevê a integração sustentável da área, de modo que promova a segurança na fronteira, a valorização do meio ambiente, a inclusão social, a ampliação da oferta de turismo e o desenvolvimento socioeconômico.

“O Beira Foz é um projeto que atinge toda a região e, por isso, é de extrema relevância o envolvimento de todos os administradores. Vamos receber ajuda financeira do Governo Federal, do Ministério do Turismo e da Justiça, além de recursos estaduais e muncipais, apontou. E complementou: “Tenho certeza que quando pronto será um ponto turístico tão bonito e importante, como as Cataratas e as demais belezas naturais de Foz do Iguaçu.”

Black Friday – O evento que aconteceu de 10 a 13 de maio, em Ciudad Del Este, em sua segunda edição vai se expandir. Além da cidade paraguaia, Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú (Argentina) também vão receber o Black Friday. Na primeira edição os descontos que variaram de 20% a 70% em pelo menos 14 mil produtos, atraiu 186 mil pessoas/visitantes do mercado interno do Paraguai.

“O Black Friday vai acontecer entre os dias 29 de novembro e 5 de dezembro. O volume de negócios gerados na primeira edição ficou em torno de US$200 milhões, nessa esperamos muito mais e um número grande de turistas para aproveitar as promoções”, afirmou Mauro.

Outra novidade anunciada é que Foz do Iguaçu sediará três edições dos X Games – o maior evento de esportes radicais do mundo – entre 2013 e 2015. De acordo com Mauro Sebastiany, o governo não vai investir dinheiro público na organização do evento. A estimativa é de que cada edição custe por volta de R$ 10 milhões e que alcance quase 800 milhões de espectadores em 180 países. “É com muita alegria que recebemos a notícia de sediar um dos maiores eventos esportivos do mundo, o que certamente vai trazer uma visibilidade muito grande”, finalizou.

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